Cultura Expresso Foco

Espetáculo de dança reúne 160 crianças no Teatro Municipal

Apresentações acontecem neste domingo (1º), a partir das 19h

Foto: Pixabay

As diferentes formas de arte e cultura pedem passagem neste domingo (1º), a partir das 19h, no Teatro Municipal. O motivo é o Espetáculo Anual de Artes do CCAU (Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia), que pretende reunir até 160 crianças que participaram de oficinas nas unidades durante todo o ano. Entre as atrações, destaque para o grupo de dança do projeto Transformarte, além de Dyego Borges, com a dança inclusiva, e a cantora Hellen Calaça.

Além de oferecer uma nova opção para a programação cultural deste fim de semana, o evento também se torna uma importante oportunidade para crianças que jamais tiveram contato com o Teatro Municipal poderem viver essa experiência. É o que destaca o diretor artístico do espetáculo, Wesley Miranda Marques.

“É um desenvolvimento de sociabilidade para a formação do futuro dessas crianças, uma forma de mostrar a arte como uma ferramenta de transformação, para entenderem que existem outras possibilidades de seguir a vida, novos caminhos. Muitas dessas crianças são de famílias carentes que sequer puderam conhecer o teatro, e o evento chega também para oferecer isso”, destacou.

CCAU

Com idades até quatro anos nas creches e de quatro a 12 anos nos centros de formação, o CCAU foi fundado em 1983 pelo Frei Fúlvio Sabiá e Claudiana Maria de Morais. Atualmente, a entidade abrange cinco unidades em Uberlândia, onde as crianças recebem todo o suporte pedagógico e são conduzidas a oficinas como de violino, flauta, ballet clássico, percussão, canto, violão e dança de rua.

Dança inclusiva

Além da cantora Hellen Calaça, com passagens por palcos de diversas regiões do país, o evento contará com a apresentação de ballet clássico do projeto Transformarte, representado pelos alunos que mais se destacaram da Associação de Moradores do bairro Santa Rosa. Outra participação especial é a do jovem Dyego Borges, um cadeirante de 15 anos que encontrou na dança a força para realizar o sonho de um dia poder voltar a andar.

“É uma apresentação de dança inclusiva. Já participei de alguns projetos com o Dyego e estamos com uma campanha para que ele consiga arrecadar fundos para um tratamento na Tailândia. Diagnosticado com paralisia cerebral, ele precisa dessa cirurgia antes de chegar aos 16 anos, mas se desenvolveu muito a partir do momento em que começou a se interessar pela dança. É muito bom perceber a força que ele mostra e estamos juntos para que ele realize esse sonho”, explica Wesley.

Prestigie!

O quê: Espetáculo Anual de Artes do CCAU

Quando: 01/10
Hora: 19h
Onde: Teatro Municipal de Uberlândia
Local: Avenida Rondon Pacheco, 7070, bairro Tibery
Entrada: 2 litros de leite Longa Vida
Classificação livre

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas