Destaque Estilo de Vida Expresso

Etiqueta e boas maneiras para os homens

Educação é sempre bem-vinda em qualquer pessoa ou lugar

Foto: Bruna Barcelos

Muitas pessoas questionam: etiqueta também é assunto para homem? Na verdade a resposta vem com outra pergunta: você prefere ficar perto de um homem que seja educado ou de um “brutamontes”? Fácil adivinhar a resposta, afinal, educação é sempre bem-vinda em qualquer pessoa ou lugar.

Chega desse papo que etiqueta é somente para o sexo feminino e vamos partir logo para o que interessa. A verdade é que para ser um “homem cult” não basta estar ligado somente às boas maneiras, mas, sim, se manter, a todo momento, preocupado com as suas atitudes e a imagem. Seja educado sempre, mas fique, também, antenado a uso do relógio, corte de cabelo, sapatos (se combinam ou não com as meias) para, assim, passar ao outro uma boa imagem.

Antes de sair de casa
Faça perguntas básicas a si mesmo: como está minha apresentação pessoal? Preparei-me corretamente para a minha realidade profissional? Minhas unhas estão bem aparadas? Meu cabelo está bem penteado? Minha roupa, bem passada? Sapatos, engraxados? Gravata no comprimento correto (nem acima e nem abaixo do cinto)? Tudo certo? Se sim, é hora de sair e com segurança!

No trânsito
Fique atento se está usando devidamente as regras de segurança exigidas em lei. Você é do tipo que, quando vê uma mulher errando uma manobra bem à sua frente, já grita em alto e bom tom: “Só podia ser mulher!”? Por favor, tente mudar isso! Fique atento ao pé no acelerador. Pegue leve! E como anda seu vocabulário? Você costuma ser educado, também, com o frentista do posto? Aproveite toda oportunidade e seja educado!

Na empresa
Você chega e logo cumprimenta os colegas ou só depois que toma a primeira xícara de café? E como andam seus contatos, principalmente por e-mail? Quanto atende ao telefone, toma cuidado para não falar alto demais ou também para não deixar seu celular tocando para todos ouvirem? Fique ligado! Nosso ambiente de trabalho também é um lugar onde a educação é muito bem-vinda!

Com a família e os amigos
Trata todos com cortesia, carinho e educação, mesmo quando os problemas da empresa não saem da sua cabeça? E você, que é pai: você grita muito com seus filhos? Conta como foi seu dia e pergunta como foi o deles? Preste muita atenção nisso: esse momento é um marco na vida dos filhos e você é um exemplo que seu filho seguirá. E na roda de amigos: você fica falando o tempo todo de suas conquistas e desafios? Sai mais cedo só pra fugir da divisão da conta em um restaurante? Grita ou faz piadinhas com sua companheira na frente de amigos?

A ideia do artigo desta semana é fazer com que os homens façam esses diversos questionamentos e reflitam sobre suas boas maneiras e etiqueta. Aplique ao menos metade de cada item em sua vida e verá que tudo ao seu redor se transformará!

Um homem educado, cortês, gentil e que sabe se comportar em qualquer ambiente atrairá várias pessoas e vários contatos!

Texto: Bruna Barcelos
Consultora comportamental
www.brunabarcelos.com.br

Notícias relacionadas