Cidade Expresso

‘Pit Stop’ reúne dezenas de alunos dos cursos profissionalizantes da área automotiva

Atividades do evento promovido pela prefeitura e Sindmetal acontecerão entre os dias 3 e 7 de outubro

Foto: Cleiton Borges/SECOM-PMU

Do dia 03, até o próximo sábado (7), acontece o Pit Stop, evento que tem como objetivo proporcionar aos alunos dos cursos profissionalizantes da área automotiva, uma oportunidade de colocar em prática tudo o que é ensinado em sala de aula. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, em parceria com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Uberlândia (Sindmetal).

Com diversas palestras ministradas por técnicos especializados das empresas Nakata, Fremax e Sampel, os quatro módulos oferecidos pelos cursos profissionalizantes (mecânica geral, mecânica de autocenter, injeção eletrônica e eletricidade veicular) foram abordados. O especialista Sérgio Zago trouxe informações sobre ‘Atendimento ao cliente’ e acredita que o evento é uma maneira dos alunos terem acesso às novidades. “O mercado mudou muito, o profissional agora precisa saber lidar com o cliente e passar para ele a real situação do automóvel. São esses detalhes que fazem a diferença nos profissionais de hoje”, relatou.

Natural da Bahia e radicado em Uberlândia há seis meses, Haytan Rodrigues Matos, de 30 anos, está estudando Injeção Eletrônica e ficou sabendo da formação por meio do site da prefeitura. “Resolvi fazer o curso para poder trabalhar na área. Vim para a cidade em busca de melhora de vida e arrumar um emprego. As palestras são uma forma de acrescentar o que aprendemos em sala de aula, ainda mais com todos os palestrantes de renome na área”, afirmou.

Ao todo, os cursos da área automotiva atenderam, desde o começo do ano, mais de 600 jovens e adultos. Num espaço onde os homens predominam, as mulheres buscam espaço nesse mercado. Ana Cláudia de Souza, de 45 anos, começou a fazer o curso de Mecânica Geral há pouco tempo e quer entrar no mercado de trabalho o quanto antes. “Meu padrasto e minha mãe trabalhavam nesse meio e eu quero dar continuidade a esse ofício. Na sexta e sábado vamos poder colocar tudo em prática durante a blitz e eu quero mostrar que também sou capaz”, ressaltou.

Na prática          

Durante dois dias – sexta (6) e sábado (7) desta semana – o Pit Stop estará em diversos pontos da cidade realizando uma blitz automotiva, onde os alunos realizarão inspeções dos itens de segurança básica dos veículos que estiverem trafegando pela cidade.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Iracema Marques, o evento é uma maneira do profissional entrar no mercado de trabalho antenado às tendências na área automotiva. “O Pit Stop é uma maneira de atualizar o conhecimentotanto dos profissionais que ministram as palestras, quanto os alunos do curso. A cidade também ganha, uma vez que são diversos profissionais capacitados entrando no mercado”, concluiu.

Para a realização do Pit Stop, a prefeitura conta com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Dmae, Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

Confira programação do Pit Stop:

Palestras

04/10 (quarta-feira)

Tema: Empreendedorismo

Palestrante: Cléber César Lima – Chefe de programação, parcerias e inserção no mercado de trabalho da Sedesth

Horário: Das 14h às 15h30*

Local: Centro de Referência Profissionalizante Planalto – Rua do Jardineiro, nº 360

 

Tema: Noções Básicas e Conceitos de Manutenção Automotiva

Horário: Das 19h às 21h**

Palestrante: Eduardo Lett – Consultor técnico / NAKATA

Local : Anfiteatro da FIEMG – Rua João Naves de Àvila, nº 206, Centro

 

05/10 (quinta-feira)

Tema: Direitos do Consumidor

Horário

Das 14h às 15h30*

Palestrante: Jair Silva – Gerente de assistência técnica e serviço / NAKATA

Local: Centro de Referência Profissionalizante Planalto – Rua do Jardineiro, nº 360

 

Tema: Direitos do Consumidor

Horário: Das 19h às 21h**

Palestrante: Jair Silva – Gerente de assistência técnica e serviço / NAKATA

Local : Anfiteatro da FIEMG – Rua João Naves de Àvila, nº 206, Centro

 

*Observação: As palestras ministradas no período da tarde serão para jovens e adultos que fazem os cursos no Centro Profissionalizante Planalto.

**Observação: Podem participar das palestras ministradas no período da noite, alunos, empresários e profissionais da área.

 

06/10 (sexta-feira)

Tema: Manutenção de Freios

Horário: Das 19h às 21h**

Palestrante: Henrique Modolo – Consultor técnico / FREMAX

Local : Auditório Cícero Diniz – Av. Anselmo Alves dos Santos, nº 600, bairro Santa Mônica

 

Blitz Automotiva:

Dia: 06/10 (sexta-feira), das 8h às 17h

Dia: 07/10 (sábado), das 8h às 12h

Local: Praça Sérgio Pacheco – Av. João Pessoa com a rua México

 

Itens que serão checados na blitz do Pit Stop:

  • Iluminação direcional (setas);
  • Iluminação de freios, faroletes e faróis;
  • Buzina e limpador de parabrisas;
  • Frenagem;
  • Altura da banda de rolagem dos pneus;
  • Inspeção dos fluídos (óleo: motor, freios, entre outros);
  • Inspeção visual das correias auxiliares do motor e
  • Estado do pneu de estepe, macaco e triângulo.

 

Texto: Secom PMU

 

Notícias relacionadas