Cidade Expresso Foco

Outubro Rosa tem início em Uberlândia

Abertura oficial das atividades desenvolvidas pela prefeitura aconteceu na praça Tubal Vilela, com ações de prevenção e combate ao câncer de mama e colo do útero

Foto: Cleiton Borges – Secom PMU

Quanto mais cedo o câncer de mama ou do colo de útero é diagnosticado, maior a chance de cura. Com esta mensagem, os profissionais da Secretaria de Saúde reforçaram a importância dos exames preventivos durante a abertura do Outubro Rosa e da campanha ‘Todos juntos apoiam essa causa’.  Neste ano, as campanhas de prevenção foram unificadas e, ao longo dos meses de outubro (ações voltadas ao público feminino) e novembro (ações voltadas ao público masculino), serão reforçadas as orientações e cuidados aos usuários da rede.

O evento foi na praça Tubal Vilela, onde os profissionais da rede da Atenção Primária deram orientações sobre os tipos de câncer, como fazer o autoexame e a importância do papanicolau. “O evento chama atenção das mulheres para a valorização do autocuidado e para procurarem as unidades de saúde no intuito de ter os exames em dia de acordo com a idade de cada uma, já que realizamos diariamente o trabalho de prevenção em todas as unidades de saúde da rede”, explicou a coordenadora da Atenção Primária, Ana Rita de Faria.

Durante o evento, foram distribuídos panfletos informativos sobre as doenças, com informações sobre como descobrir precocemente o diagnóstico e os telefones fixos e WhatsApp de todas as unidades de saúde, com o intuito de facilitar o acesso dos usuários aos serviços que são ofertados pelo Município no setor saúde.

Houve ainda aula de zumba com os educadores físicos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), apresentação da banda do 36º Batalhão de Infantaria Motorizado e o agendamento de mamografia para mulheres com mais de 45 anos e que não realizam o exame preventivo há mais de dois anos.

A aposentada Rosangela da Silva aprovou a campanha de conscientização e também garantiu o exame gratuito para fazer o acompanhamento. “Quanto mais informações tivermos, mais cedo podemos descobrir as doenças. As profissionais de saúde da unidade perto da minha casa sempre orientam, mas é sempre bom reforçar com ações e a campanha”, comentou.

A atendente Laudicena Martins, de 33 anos, aprendeu como faz o autoexame e viu as diferenças de uma mama saudável e de outra com os nódulos. Para ela, é importante diferenças estes pontos para saber quando procurar ajuda médica. “Sempre ouvimos falar do autoexame nos seios, e já fiz algumas vezes. Mas hoje vi a diferença de quando tem algo diferente e isso ajuda muito”, explicou.

Informação, saúde e cultura

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação também esteve presente no evento. As equipes do Centro Integrado da Mulher deram orientações sobre os atendimentos socioassistenciais oferecidos às mulheres e houve apresentação de dança dos grupos de idosos dos Centros Educacionais de Assistência Integrada ao Idoso (Ceais).

Ações nos meses de outubro e novembro

Ainda segundo a coordenadora da Atenção Primária, as ações de reforço da prevenção e conscientização acontecerão durante os meses da campanha em todas as unidades de saúde do município. A programação será divulgada posteriormente e contemplará as unidades de saúde de Uberlândia.

Ainda para simbolizar a adesão do Município ao Outubro Rosa e o Novembro Azul, os prédios da Casa da Cultura, Oficina Cultural, do Museu Municipal, Coreto Municipal, Centro Administrativo, Hospital Municipal, Mercado Municipal, Teatro Municipal e a Praça Tubal Vilela ficarão iluminados durante a noite em tons de cor de rosa, neste mês, e azul, em novembro.

Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa começou nos Estados Unidos com a aprovação, pelo Congresso Americano, do mês de outubro como mês de prevenção ao câncer de mama. O nome do movimento remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais para a descoberta e tratamento precoce da enfermidade.

Novembro Azul

O azul é a cor do círculo que representa o câncer de próstata. O movimento, que também carrega esta cor, é realizado em todo o mundo e é dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. Novembro foi o mês escolhido, pois é quando comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente em homens no Brasil, depois do de pele (não-melanoma). Somente este ano, são esperados 61.200 casos novos da doença.

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas