Cidade Destaque Expresso

Uberlândia é a primeira cidade do interior a representar a Singularity University

Conquista garante canal de comunicação e a realização de eventos que promovam soluções inovadoras

Foto: Cleiton Borges – Secom PMU

Os esforços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (Sedeit) para estimular a internacionalização e o desenvolvimento do ecossistema de inovação de Uberlândia renderam mais um resultado positivo. A cidade foi anunciada como o mais novo capítulo (representação) da SingularityUniversity – instituição de pesquisa e educação sediada no Vale do Silício, no estado da Califórnia, (Estados Unidos). A organização oferece programas para estimular líderes e o desenvolvimento de soluções e tecnologias inovadoras que sirvam para resolver os grandes desafios da humanidade na educação, segurança, saúde, prosperidade, energia, água, espaço e governança.

Com a conquista, alcançada graças a um prévio trabalho conjunto entre a Prefeitura e setor privado local, Uberlândia torna-se a primeira cidade do interior brasileiro a contar com representantes oficiais da instituição. Quem estará à frente do capítulo, pelos próximos dois anos, será o diretor de Inovação da Sedeit, Gustavo Maierá, e a empresária local da área de tecnologia Anna Paula Graboski. Ambos terão como missão conectar, potencializar e disseminar, localmente, os conceitos de tecnologia e organizações exponenciais por meio da realização de eventos e outras ações.

Um novo canal de comunicação

Segundo Gustavo Maierá, a novidade abre, a partir de agora, um canal de comunicação com profissionais das mais variadas áreas dos Estados Unidos e do mundo que colaboram em uma comunidade global. “Uberlândia está, de fato, inclusa no ecossistema de inovação mundial. Estamos na fronteira do conhecimento. A conquista movimentará bastante os agentes do ecossistema local (poder público, startups, empresas de base tecnológicas, academia, incubadores, dentre outros) e estaremos em contato permanente com profissionais brilhantes”, explicou.

E o time que representa a Singularity University ainda não está completo. Um processo seletivo para encontrar profissionais que queiram participar do projeto como voluntários está aberto, segundo explica a empresária e embaixadora da instituição em Uberlândia, Anna Paula Graboski. “Vamos promover eventos para a comunidade como um todo. A ideia é compartilhar conteúdo sobre modelos de negócios sustentáveis. Precisamos de pessoas que nos ajudem a atingir este objetivo”, destacou. Quem tiver interesse pode se habilitar pelo endereço: https://singularityuglobal.org/community/chapters/uberlandia.

Novos capítulos

Uberlândia foi anunciada como a primeira cidade do interior brasileiro a contar com um capítulo da Singularity University. Até então, no Brasil, somente capitais, como Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Recife (PE) detinham capítulos da instituição.

Além da cidade no Triângulo Mineiro, outras nove cidades do mundo também foram aceitas como capítulos recentemente. São elas: Vancouver e Montreal (Canadá); San Salvador (El Salvador); Douglas(Ilha de Man); Kyoto (Japão); Nassau (Bahamas); Austin, Boston, e Minneapolis-St. Paul (Estados Unidos). Ao todo, a comunidade global da SingularityUniversty conta com 83 cidades-capítulos em 50 países diferentes.

Uma comunidade global

A Singularity University foi fundada em 2008, dentro do campus da Nasa, na Califórnia (Estados Unidos), por executivos de grandes empresas de tecnologia que atuam no Vale do Silício. A instituição foi idealizada para ser uma comunidade global de aprendizado e inovação para fomentar tecnologias exponenciais que sejam sustentáveis e úteis para garantir um futuro abundante à sociedade. Isso por meio de realização de uma série de programas de treinamento, além da abertura de representações pelo mundo.

A comunidade global da instituição congrega empresários, organizações desenvolvedoras, governos, investidores, academias e profissionais de diversas áreas. Corporações como Google, Nokia, IDEO, Linkedin e outros estão entre os parceiros patrocinadores.

 

Conheça mais sobre a Singularity University e seu novo capítulo em Uberlândia e participe como voluntário:

– Portal oficial (https://su.org/) em inglês;

– Anúncio de Uberlândia e outras nove cidades como capítulos (https://su.org/about/press-room/press-releases/singularity-university-announces-ten-new-chapters-in-brazil-canada-el-salvador-isle-of-man-japan-the-bahamas-and-the-us-and-renews-11-chapter-licenses/) em inglês;

– Página oficial da representação em Uberlândia (https://singularityuglobal.org/community/chapters/uberlandia) em inglês;

– Rede social oficial do capítulo de Uberlândia (https://www.facebook.com/singularityuuberlandia/) em português.

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas