Cidade Destaque Expresso

Uberlândia está entre as 30 melhores cidades para se investir no Brasil

Pesquisa da revista Exame avaliou quase 30 indicadores que colocaram a cidade na 28ª posição dentre os 100 maiores municípios

Foto: Cleiton Borges – Secom PMU

Eleita neste mês pela revista Exame como a 28ª dentre as 100 cidades como as melhores para se investir em negócios no Brasil, Uberlândia possui índices sociais e econômicos acima da média nacional. A pesquisa considerou municípios com população superior a 100 mil habitantes e analisou 28 indicadores com relevância nas áreas de saúde, finanças, economia, transportes, infraestrutura e educação.

O estudo foi elaborado em parceria com a Urban Systems, empresa focada em inteligência de mercado. De 2016 para 2017, Uberlândia subiu seis posições no ranking ao sair da 34º para 28º colocação. Assim, entrou de forma definitiva no rol das 30 melhores cidades para investimentos. O avanço atual é ainda maior se comparado com o resultado obtido em 2015 dentro do mesmo levantamento. Naquela ocasião, a cidade estava na 37º posição do país.

A colocação alcançada recentemente, na avaliação do prefeito Odelmo Leão, sinaliza que a cidade tem trabalhado de forma integrada. “Nós vemos o município dentro de um processo global.Em outras palavras, o crescimento econômico é resultado do trabalho do poder público frente às áreas de educação, saúde e social, também em parceria com instituições e com o setor privado. Consequentemente, essa iniciativa abrangente  faz com que a cidade receba mais investimentos e alcance resultados positivos na geração de emprego, renda e negócios, aumentando cada vez mais a qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou.

Indicadores

Entre os indicadores que consolidaram Uberlândia acima da média nacional estão PIB per capita (superior a R$ 38.248), despesa per capita com saúde (acima de R$ 799) e oferta de vagas de ensino superior (mais de 87 a cada mil habitantes). De acordo com a Urban Systems,

uma sociedade que é estimulada a refletir sobre o futuro, normalmente obtém indicadores positivos tanto no social quanto para negócios. São essas condições reunidas que apresentam Uberlândia como uma das mais favoráveis à instalação de empresas.

Posição de destaque

A 28ª colocação conquistada por Uberlândia dentro da pesquisa que revela as melhores cidades do Brasil para se investir em negócios também prevê que cidade está em uma posição vantajosa em Minas Gerais. O município figura como a 2ª melhor do estado neste quesito, atrás somente da capital Belo Horizonte, que obteve a 9ª colocação.

Em relação ao Brasil, o ranqueamento alcançado faz com a cidade do Triângulo Mineiro esteja à frente e seja mais atrativa que 15 capitais nacionais. Dentre as que obtiveram pontuação inferior, por exemplo, está João Pessoa (PB), Salvador (BA), Campo Grande (MS), Belém (PA), dentre outros.

Uberlândia, segundo o levantamento, fica à frente até mesmo de cidades de médio porte que são reconhecidas pela pujança econômica como São Bernardo do Campo (SP), São José dos Campos (SP) e Londrina (PR).

A pesquisa

O ranking das melhores cidades para negócios é elaborado desde 2014 pela Urban Systems. As cidades passam por uma checagem que avalia 28 indicadores dentro dos setores de desenvolvimento social, capital humano, infraestrutura e desenvolvimento econômico. Em 2017, São Paulo recebeu o título de melhor cidade do Brasil para se fazer negócio.

Saiba mais pela reportagem: https://exame.abril.com.br/revista-exame/o-futuro-esta-tracado/

 

Texto: Secom PMU

 

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta