Cidade Destaque Expresso

Polícia Federal promove encontro entre peritos criminais e juízes em Uberlândia

Evento comemora os 10 anos da instalação da unidade de perícias na Delegacia da PF na cidade e visa integrar Peritos Criminais Federais e Juízes Federais e Estaduais.

Foto: Pixabay

A Polícia Federal em Uberlândia realiza nos dias 17 e 18 o workshop “Perícia Criminal Federal – O aproveitamento da prova material”. O evento, realizado no auditório da Justiça Federal em Uberlândia, tem por objetivo promover a integração entre Juízes Federais, Estaduais e Peritos Criminais Federais, visando o intercâmbio de informações sobre os aspectos técnicos e científicos da perícia criminal federal e o aproveitamento das provas produzidas nos processos criminais.

O workshop conta com palestras nas áreas de informática e combate à pedofilia, perícias ambientais, contábil-financeira e lavagem de dinheiro, genética forense e locais de crime, além de sessões de debate sobre a eficácia e a efetividade do laudo de perícia criminal. Como parte das atividades haverá visita aos laboratórios atuais e à futura sede da perícia, atualmente em obras. O Grupo de Bombas e Explosivos (GBE) da Delegacia de Polícia Federal, sob coordenação da unidade pericial local, realizará atividade demonstrativa dos procedimentos de neutralização de artefato explosivo.

O evento, que contará com palestras de peritos criminais federais lotados em Uberlândia, Belo Horizonte e Brasília, comemora os 10 anos da instalação da Unidade de Perícia da Polícia Federal na cidade. Atendendo uma área que abrange 88 municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais, a Unidade Técnico-Científica de Uberlândia produziu desde setembro de 2007 mais de 5000 laudos periciais e pareceres técnicos. Contando atualmente com 14 peritos criminais federais, já atuou também em importantes operações da Polícia Federal como Lava Jato, Alquimia e Máscara da Sanidade, entre outras. Participou, ainda, de grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas Rio-2016. Como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, a Perícia da Polícia Federal em Uberlândia já recebeu diversos prêmios de abrangência nacional, com destaque para o trabalho de identificação de criminosos a partir do DNA obtido em vestígios biológicos coletados em cenas de crimes, cujos resultados valeram à Unidade o primeiro lugar no Brasil em identificação de suspeitos por meio do Banco Federal de Perfis Genéticos.

 

Workshop – Perícia Criminal Federal

“O aproveitamento da prova material”

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 17/10/2017 (terça -feira)

08h30 Abertura

08h50 Metodologia e Informações gerais sobre o Workshop

09h00 A Estrutura da Perícia Criminal Federal: histórico, distribuição nacional, recursos humanos, parque tecnológico, sistema de gestão

Perita Criminal Federal Márcia Aiko Tsunoda – DITEC/PF

09h30 Perícias de Informática: Deep Web, Dark Web, pedofilia, cibercrimes

Perito Criminal Federal Ronaldo Cordeiro – UTEC/DPF/UDI/MG

10h30 Coffee break

11h00 Perícia em crimes ambientais e minerários

Perito Criminal Federal Paulo Sérgio de Carvalho Dias – UTEC/DPF/UDI/MG

Perito Criminal Federal Marcus Vinicius de Oliveira Andrade – SETEC/SR/PF/MG

12h00 Intervalo para almoço

14h00 Perícia contábil-financeira e lavagem de dinheiro

Perito Criminal Federal Marden Jorge Fernandes Rosa – SEPCONT/DITEC/PF

15h00 Visita aos atuais laboratórios e à nova sede da UTEC/DPF/UDI/MG

16h15 Coffee break

16h45 Atividade demonstrativa dos procedimentos do Grupo de Bombas e Explosivos

17h30 Encerramento

 

Dia 18/10/2017 (quarta -feira)

08h30 Perícia em local de crime: dificuldades e desafios

Perito Criminal Federal Jorge Eduardo de Sousa Aguiar – UTEC/DPF/UDI/MG

09h20 Genética Forense e Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos

Perito Criminal Federal Jeferson Loureiro Badaraco – APGEF/DITEC/PF

10h20 Coffee break

10h50 Debate: O aproveitamento das provas no processo penal sob o ponto de vista da eficácia e da efetividade do laudo de perícia criminal (todos os participantes)

Mediador: Perito Criminal Federal Mário Henrique P. Santana – UTEC/DPF/UDI/MG

12h15 Próximos passos: conclusões propositivas do workshop

12h30 Encerramento

 

Texto: Polícia Federal 

Notícias relacionadas