Cidade Expresso Foco

Semana da Criança é comemorada com diversas atividades no Parque do Sabiá

Programação prevê diversão para meninos e meninas de todas as idades também no dia 12

Foto: Marco Crepaldi – Secom PMU

Contação de histórias, oficina de dança, grafitti e brincadeiras variadas foram algumas das atividades que centenas de crianças dos bairros Dom Almir e Custódio Pereira participaram nesta tarde de terça-feira (10), no Parque do Sabiá. O evento foi uma realização da ONG Mãos Solidárias com apoio das secretarias municipais de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil, de Agropecuária, Abastecimento e Distritos e de Saúde, além da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e do Centro Nacional de Oficiais e Praças da Reserva do Exército (CNOPEX).

Em comemoração antecipada ao dia 12 de outubro, o Mundo da Criança foi o local escolhido pelo projeto da ONG Mãos Solidárias para realização do ‘Piquenique no Parque’. Cerca de 100 crianças entre 5 e 15 anos, mais de 40 pais e diversas pessoas que passavam pelo local no momento das atividades participaram de uma palestra sobre prevenção às drogas. Depois, diversas oficinas foram realizadas simultaneamente. A caça às borboletas foi realizada com a orientação de bússolas e teve como premiação pirulitos e bombons, além de bilhetes com mensagens de combate a entorpecentes.

Para a Viviane Alves, coordenadora de prevenção às drogas, reunir essa quantidade de crianças para atividades como essa são de extrema importância. “Em um único momento, conseguimos conscientizar centenas de crianças sobre substâncias psicoativas, é algo que ajuda muito no nosso trabalho”, conta.

Experiências

Morador do bairro Dom Almir, Weverton Pedro da Silva, de 7 anos, não conseguiu ficar parado ao ouvir o som da oficina de dança. “Gosto muito de dançar e sei dançar hip hop. O dia está muito divertido, estou brincando desde que cheguei e eu ainda ganhei sorvete”, contou o pequeno.

Com os olhos vidrados, Kaliana Oliveira Carneiro, de 11 anos, estava atenta durante a oficina de grafiti. A jovem gostaria de tentar arriscar alguns desenhos, mas só com a aprovação da mãe. “Vim com os meus amigos da igreja e está sendo muito legal. Sempre venho ao parque, mas com essas brincadeiras diferentes dá vontade de vir todo dia. De todas as oficinas, a de grafiti é a melhor. Tive até vontade de tentar em casa, mas não sei se daria muito certo”, brincou.

Muitas mães acompanharam o passeio junto à meninada e também se divertiram na agradável tarde. A cabeleireira Damares França, mãe do Pedro, Paulo e João, de 11, 9 e 6 anos, respectivamente, comemorou a oportunidade de trazer os filhos pela primeira vez ao Parque. “Mudamos para cá há pouco tempo e estou muito feliz em poder compartilhar esse momento e poder participar da criação dos meus filhos. O ambiente aqui é lindo e agradável, por isso, parabenizo a iniciativa da Prefeitura em oferecer todas essas atividades”, enfatizou.

‘Dia das Crianças no Parque’

Na quinta-feira (12), também no Mundo da Criança, das 9h às 16h, em parceria com a FM Paranaíba e Consórcio Primo Rossi ABC, a Futel promoverá o ‘Dia das Crianças no Parque’ com muitas brincadeiras, gincanas, distribuição de pipoca, picolé, açaí e muitos brindes.

“Será um dia de muita diversão para os pequenos e suas famílias. Além dessa programação, o parque oferece outras opções, como passeio de pedalinho na lagoa, visita ao zoológico e aquário, além de campos e quadras para prática de várias modalidades esportivas”, disse Silvio Soares dos Santos, diretor-geral da Futel.

Brincadeiras nos polis

No segundo dia da Semana da Criança, mais de 2,5 mil crianças participaram de diversas atividades e brincadeiras nos poliesportivos. Além de festival de futebol de campo, a criançada se divertiu em jogos de vôlei, basquete, handebol, tênis de mesa, mini-campeonatos de lutas e gincana aquática. A programação nos polis continua até quarta-feira (11).

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta