Cultura Destaque Expresso

Casa da Cultura recebe ‘Clube da Música Clássica’ nesta sexta (13)

Encontro aborda elementos básicos de obras de compositores consagrados

Foto: Pixabay

Quem quiser aprender um pouco mais sobre o vasto universo da música erudita tem, nesta sexta-feira (13), uma grande chance de ampliar seus conhecimentos de uma forma interativa. A Casa da Cultura recebe, a partir das 19h, o Clube da Música Clássica, um encontro gratuito que apresenta elementos das obras de grandes autores universais.

O responsável por ministrar o trabalho é Gilson Beck, professor de piano, história e teoria da música. O artista, que também é mestre em composição musical, conta que a proposta é fomentar o conhecimento em música clássica na região, ensinando a sociedade a entender melhor o que ela significa.

O objetivo é atrair tanto pessoas que já possuem conhecimento básico no tema, quanto quem se considera leigo.  “Muitas vezes, mesmo quem vai a concertos não sabe tirar todo o proveito daquela escuta. O nosso objetivo é potencializar essa experiência, transformando em algo rico e vivo”, ressaltou.

Por duas horas, os participantes analisam, debatem e aprendem sobre determinada composição artística. “A gente vai escutar um áudio e tentar entender as próprias sensações que ele nos causa. Depois, a gente contextualiza a música, ouve de novo e desenvolve conhecimento histórico e de análise com base na escuta e no debate”, explicou.

Esta é a quinta vez que o encontro ocorre na cidade. Neste mês, o tema do debate será ‘horror’, em alusão ao Dia das Bruxas, comemorado em outubro. A música que será apresentada está sendo escolhida por enquete, nesse link.  As opções incluem obras de compositores como Heitor Villa-Lobos e Fréderic Copin.

Quem quiser participar basta ir até a Casa da Cultura, na praça Coronel Carneiro, nº 89, bairro Fundinho.

Prestigie!

O quê: Clube da Música Clássica
Onde: Casa da Cultura, na praça Coronel Carneiro, nº 89, bairro Fundinho
Quando: Sexta-feira (13), às 19h
Entrada: Gratuita

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta