Destaque Expresso Games

“Use a força, Luke!”

“Star Wars – Battlefront II”

Foto: Divulgação

Quando penso em um tema para a coluna, sempre me atento ao que está em moda. Na indústria de jogos há temporadas de grandes lançamentos, quase sempre acompanhando as grandes promoções das redes de varejo (Black Friday, por exemplo). Mas o tema do jogo desta semana não precisa de temporada. Ele é uma “temporada” acrônica. Nunca sai de moda. E com a nova trilogia nas grandes telas, o game não fica para trás. Vem aí o novo “Star Wars Battlefront II”.

“Star Wars – Guerras nas Estrelas” é o título de uma ópera de ficção científica espacial criada pelo cineasta George Lucas e lançado em meados do ano de 1977. A franquia está em sua terceira trilogia e possui um spin-off (“Rogue One”). Provavelmente é o título de sci-fi mais aclamado da história e leva uma legião de fãs a festivais e encontros direcionados a esse incrível blockbuster.

Como o tema é um caça-níquel em qualquer indústria, na de jogos não foi diferente. Há uma infinidade de títulos em todos os gêneros de games, desde em RPG (“Knights of the Old Republic II”) aos atuais shooters em FPS online. Entre eles, destaco alguns, como: “Star Wars Episode I: The Phantom Menace” (“Ameaça Fantasma”) e do “Episode I: Racer”. Esse jogo era demais, uma revolução gráfica e de diversão para a época (1999).

Pequeno Anakin Skywalker em seu POD em “Episode I: Racer”

Foto: Divulgação

Lá pelo ano de 2004, publicado pela Lucas Arts e desenvolvido por um pequeno estúdio, o Pandemic Studios, foi lançado o “Star Wars: Battlefront”. O game foi lançado para Playstation 2/Xbox360/PC e foi muito bem recebido tanto pela crítica especializada como em vendas. Recebeu notas médias de 8/10 e vendeu algo em torno de 4 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos. O jogo possuía modo campanha cativante, com diversas missões e disputas de “conquest-base”. Em 2005, recebeu uma sequência (“Star Wars: Battlefront II”) que adicionava uma nova campanha single-player.

Primeira versão da série “Battlefront”

Foto: Divulgação

Apesar de todo o sucesso dos primeiros jogos da série, os games caíram em esquecimento e sumiram do “mapa”. Com isso, a gigantesca Eletronic Arts, no ano de 2013, anunciou uma reencarnação dos jogos da Lucas Arts. E, detalhe, com o mesmo nome. Durante a E3 de 2013, a EA anunciou alguns pontos interessantes como o uso do motor gráfico Frosbite3 e a exclusividade de batalhas online em mapas específicos da série de George Lucas. “Battlefront” foi lançado em 2015 com gigantescas expectativas. Mas, apesar de toda a sua comercialização, muitos fãs (incluindo euzinho aqui) se decepcionaram. A estratégia de venda da EA em difundir produtos pós-venda e principalmente DLCs “matou” o jogo. Por possuir apenas modos online de disputa, a falta de um storyboard interessante e modo campanha no game, “Battlefront” deixou a sensação de “quero mais”.

E é exatamente esse “quero mais” que a EA promete nessa sequência. “Battlefront II” vem com um novo modo campanha abordando ainda mais o universo antigo e o atual dos filmes da franquia “Star Wars”. Você será Iden Versio, comandante do Esquadrão Inferno, uma unidade das forças especiais imperiais. A história será narrada ao longo de 30 anos e contará com muitos personagens da série, além de batalhas tanto em terra como no espaço. Tive acesso à versão beta do game e posso dizer que o motor gráfico Frostbite está com tudo.

Com personagens de todas as eras, o aclamado multiplayer da primeira versão, batalhas espaciais em co-op de tela dividida e, claro, a novidade do modo campanha, “Star Wars: Battlefront II” promete tampar a lacuna criada pelo seu antecessor. O game vai ser lançado dia 14 de outubro para PS4/XboxOne e PC/Origin.

Vídeo de lançamento de “Battlefront II”:

 

Texto: Lucas Luz

Notícias relacionadas