Destaque Estilo de Vida Expresso

Tai Chi – 太 極 – O caminho para a grande realização

Nossos sentimentos estão sempre conosco, mas muito raramente estamos com eles.

Foto: Divulgação

Na correria e na pressão do dia a dia profissional, nossas mentes ficam quase integralmente voltadas para nossa corrente de pensamentos: planejando o que virá a seguir, mergulhando em nossa tarefa do momento, preocupando-nos com as coisas por fazer.

Nossos sentimentos estão sempre conosco, mas muito raramente estamos com eles. Pelo contrário… geralmente, só nos damos conta de nossas emoções quando elas crescem e transbordam.

Entretanto, podemos senti-las em níveis mais sutis, muito antes de aflorarem de maneira tão intensa. Como? Presenteando-nos com uma prática corporal suave, tranquila, simples, acessível a todos e com uma montanha de literatura científica comprovando seus benefícios, e tudo isso sem estresse ou tensão.

Foto: Divulgação

Estamos falando do Tai Chi Chuan, originalmente desenvolvido como uma arte marcial para autodefesa há mais de 2000 anos na China. Um sistema de exercícios altamente eficaz, hoje popularmente chamado de “a meditação em movimento” ou “caminho para a grande realização”, e é centrado em torno de exercícios de respiração (Chi Kung) com a combinação de movimento e quietude.

O que é Tai Chi?

Significa “supremo”. É a conexão entre as duas energias (Yang e Yin – positiva e negativa) que mantém a vida e tudo o que nela existe.

Embora falemos Tai Chi, o que realmente praticamos é o Tai Chi Chuan – 太 極 拳.

(Tai) Caminho Supremo

(Chi) Energia

(Chuan) Punho ou boxe, por isso é a arte do boxe final supremo.

O Chi (energia) é a própria essência da vida que está não só no ar que respiramos, mas também é a energia vital do corpo. No pensamento chinês, o nosso corpo é permeado de condutores de energia (meridianos) e essa energia (Chi) flui, alimentando todos os sistemas existentes. Essa energia, ao estar fluindo livremente dentro de nós, evidencia saúde. Adoecemos a partir de algum desequilíbrio dessa energia em nosso corpo. Há desarmonia quando há desequilíbrio energético.

De todas as artes terapêuticas, físicas e mentais, o Tai Chi Chuan é o mais suave e fácil de ser aprendido. Seu poder de rejuvenescimento, tanto físico como mental, tem sido comprovado, pois a atividade baixa a pressão sanguínea, irriga as juntas, estimula a circulação, fortalece os músculos e o sistema imunológico, promovendo a calma mental. Além disso, o Tai Chi Chuan ainda melhora a saúde cardiovascular e a forma física das pessoas, além de aliviar os estados depressivos.

Aqueles que praticam constantemente possuem ossos fortes, juntas flexíveis, mentes não distraídas. O coração é vigoroso, bate calmamente e seus corpos têm uma grande força interior que previne todas as doenças. Manter-se em forma e capaz físico/mentalmente nesta era competitiva e exigente é um dever de todos nós.

Comece a respirar para sua vida. E depois de ter encontrado o que a prática do Tai Chi pode fazer por você, comece a ensinar aos outros, para que possamos todos viver mais e amar mais através do poder do “Chi”!…

 

Texto: Bethli
Professora de Tai Chi Chuan estilo Yang Tradicional e Chi Kung, formada pela Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental/SP e Yang Style Tai Chi Chuan Center- China Continental.
Ministra aulas no Praia Clube e no Parque do Sabiá.
Contato: ligamineiradetaichichuan@gmail.com
34 993163706

Notícias relacionadas