Cidade Expresso Foco

Profissionais de saúde reforçam importância dos exames de prevenção

Palestras, dinâmicas e apresentações fazem parte das ações da campanha do Outubro Rosa

Foto: Valter de Paula/ SecomPmu

As unidades já estão decoradas e os profissionais da Secretaria de Saúde focados na campanha do Outubro Rosa. Nesta segunda-feira (16), as pacientes que foram as unidades de saúde participaram de palestras e dinâmicas com orientações de prevenção, colocaram em dia os exames de papanicolau e fizeram agendamento de mamografia, caso necessário.

Na UBSF do Jardim Brasília, além das palestras e os exames voltados para a promoção e conscientização da importância do autocuidado, os pacientes que estavam na sala de espera saborearam um delicioso café da manhã. Já na UBSF do bairro Luizote, houve workshop com uma sexóloga, apresentação de dança do ventre, dicas de automaquiagem e orientação sobre como fazer o autoexame, que é fundamental na prevenção do câncer de mama.

Para chamar a atenção dos pacientes, a fonoaudióloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Lin Sant’Anna de Aguiar, usou a “mama amiga” para mostrar a diferença dos nódulos que podem ser encontrados nos seios. “O autoexame é muito importante para as mulheres porque elas conhecem o próprio corpo e vão perceber se tem algo errado. Todas precisam se tocar mais, sem medo, e saber identificar e diferenciar os nódulos que não normais”, explicou.

As ações da campanha do Outubro Rosa acontecem até o fim do mês em todas as unidades. Ainda para simbolizar a adesão do Município ao Outubro Rosa e o Novembro Azul, os prédios da Casa da Cultura, Oficina Cultural, do Museu Municipal, Coreto Municipal, Centro Administrativo, Hospital Municipal, Mercado Municipal, Teatro Municipal e a Praça Tubal Vilela ficarão iluminados durante a noite em tons de rosa.

 

Mutirão de exames

Para que as mulheres das áreas de abrangência da atenção primária fiquem em dia com os exames, várias unidades realizam durante o mês de outubro um mutirão de coleta de citologia e agendamento de mamografia. A força-tarefa será no sábado, dia 21 de outubro. (Veja a programação abaixo).

Os exames preventivos, como o autoexame das mamas e mamografia, bem como o papanicolau, são ações de prevenção dos cânceres de mama e colo do útero, que são os mais comuns entre as mulheres. Quando realizados periodicamente, ajudam no diagnóstico precoce, no tratamento e até nas chances de cura.

 

Fique ligado!

Confira a programação das unidades de saúde:

17/10
– UBSF Morumbi I e II, III e IV

8h – Mesa de frutas, dança circular, conversa sobre o autocuidado, caminhada saindo das unidades do bairro e encontrando na Praça Morumbi.

18/10
– UBSF Taiaman
8h –  Apresentação de dança, de teclado, sorteio de brindes, massagem, exposição das bonecas do grupo Costurando Vidas, palestra com ginecologista.

– UBSF Tangará
13h30 – Chá Rosa. Palestras, lanche comunitário e outras atividades.

– UBSF Granada II
9h30 – Mesa de frutas e palestra sobre câncer de colo do útero e de mama.

20/10
– UBSF Santa Luzia
9h – Sala de espera sobre o cuidado com a mulher e palestra com ginecologista sobre prevenção das doenças.

– Tenda do Moreno
8h – Mesa de frutas, dança circular e conversa sobre o autocuidado.

 

– UBSF Lagoinha I e II
7h30 às 11h30 e 13h às 16h30 – Ação conjunta no terminal Santa Luzia com enfermeiras e agentes de saúde.

7h às 17h – Coleta de citologia para exame de papanicolau e solicitação de mamografia.
* Busca ativa por meios dos agentes de saúde das mulheres, com 40 e 69 anos, que não realizam mamografia há mais de dois anos.

21/10 – Mutirão coleta de citologia para papanicolau
– Setor Oeste
8h às 11h – Todas as unidades do setor oeste.

– Norte
8h às 12h – UBSFs Minas Gerais, Bom Jesus e Jd. Brasília II

– Sul
8 às 11h – UBSF Seringueiras I

– Leste
8h às 12h – UBSFs Ipanema I e II, Joana D’arc, Morumbi I, II e III

23/10
– UBSF São Jorge I
17h às 20h – Coleta de citologia de exame para papanicolau
24/10
– UBSF Taiaman II
9h – Dia do Aconchego Rosa. Palestras, aula de maquiagem, apresentações e momento especial para a mulher em uma van decorada de rosa.

– UBSF São Jorge V
17h às 21h (24 e 25/10) -Coleta de citologia e solicitação de mamografia em horário especial.

25/10
– UAI Planalto
8h – Sala de espera mais elaborada com palestra e distribuição de flores.

– UBSF SÃO JORGE II e III

18h – Mutirão de coleta de citologia.


– UBSF Shopping Park I,II e III

13h às 17h – Palestra sobre câncer de mama e de colo do útero. Café da manhã com frutas, sorteio de brindes e aula de zumba.

Local: Unidade do Shopping Park I.

Distritos
Cruzeiro dos Peixotos

– De 9 a 20/10 – 8h às 15h30
Orientações de prevenção ao câncer de colo do útero e de mama. Divulgação de cartazes no distrito e distribuição de panfletos junto às mães dos alunos da Escola Municipal José Marra da Fonseca.

– 19/10
3° Caminhada Rosa do distrito de Cruzeiro dos Peixotos, com o objetivo de mobilizar a comunidade local sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de útero.

Miraporanga
31/10
– 8h – Oficina de Práticas Laborais

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas