Cidade Expresso Foco

Bombeiro Mirim recebe palestra do Papo Legal

Os pequenos participaram de uma conversa descontraída sobre os problemas do uso de drogas

Foto: Marco Crepaldi – SECOM/PMU

Durante toda a tarde desta quinta-feira (19), garotos e garotas que fazem parte do projeto Bombeiro Mirim participaram da palestra ‘Papo Legal’, oferecida pela Secretaria de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil. A conversa é uma proposta diferenciada quanto à prevenção, diferente das palestras de caráter repressivo e proibitivo, geralmente utilizadas.

Com metodologias e linguagens atrativas, os jovens foram envolvidos em diálogos pontuais e interativos, feitos de forma descontraída e informal. Denílson Ferreira da Silva, de 11 anos, acha importante ter esse tipo de informação. “Estamos aprendendo muitas coisas. As pessoas acham que o álcool é uma coisa legal, mas na verdade faz muito mal à saúde”, conta.

Natiely Rodrigues dos Santos, de 14 anos, adora ser bombeira mirim. Para ela, a palestra é mais uma atividade importante da qual pode participar. “Falamos sobre não usar drogas, aprendemos sobre estimulantes e bebida alcoólica. Se alguém me oferecer qualquer droga, eu vou dizer não na hora! São pessoas assim que nos levam para o mau caminho”, afirma.

Para o palestrante do Papo Legal, o psicólogo José Jonas Dias, é importante levar esse tipo de informação às crianças. “As crianças participaram muito e tiramos várias dúvidas interessantes. Nós buscamos apresentar uma informação verdadeira sobre a droga, como uma forma de prevenir. A ideia é tirar a curiosidade das crianças, para que elas não aceitem experimentar nenhum tipo de droga”, relata o psicólogo da secretaria de Prevenção às Drogas.

Projeto Bombeiro Mirim

As atividades do Bombeiro Mirim foram retomadas em agosto deste ano por meio de um convênio entre a Prefeitura de Uberlândia e o Corpo de Bombeiros. O projeto é destinado a jovens de 12 a 16 anos que estejam matriculados nos Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas) dos bairros Marta Helena e Morumbi.

O objetivo é ensinar aos participantes noções de primeiros socorros e prevenção a afogamentos, acidentes domésticos, de trânsito e com incêndios. O programa também desperta neles a consciência coletiva de preservação do meio ambiente, promove noções de saúde e de higiene, educação no trânsito, cidadania, civismo e atividades recreativas.

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas