Destaque Expresso Games

Resumos da Brasil Game Show e da TGF

BGS se tornou a mais expressiva feira de negócios e exposições das grandes marcas do setor no Brasil

Foto: Divulgação

Não é uma Paris Game Week, muito menos uma Tóquio. E3 então…, mas a BGS (Brasil Game Show) tem se destacado como a maior e mais importante feira da indústria de games da América Latina. E não apenas pela sua movimentação de público, mas pela atenção dada pelas grandes publishers e distribuidoras do setor, pela presença de lendas vivas da criação e principalmente pela vitrine para a indústria nacional.

Em sua 10ª edição, a BGS se tornou a mais expressiva feira de negócios e exposições das grandes marcas do setor no Brasil. E tudo começou pela ideia de Marcelo Tavares, um aficionado de games que organizou uma pequena feira na cidade do Rio de Janeiro. Anos se passaram e a visibilidade da empreitada só foi aumentando, ao ponto que, em 2011, ele decide dividir o evento com São Paulo. O sucesso foi tão grande que a partir de 2013 a feira foi concentrada no gigantesco Expo Center Norte. A expectativa de público nesse ano de 2017, dos dias 12 a 15 de outubro, era de mais de 300 mil pessoas.

Dignas dos grandes eventos do setor, a BGS desse ano colocou no seu line-up lendas que poderiam claramente ser estrelas das maiores feiras do mundo. Feras como Phil Spencer (chefão da divisão Xbox na Microsoft mundial), Nolan Bushnell (“pai” do Atari e provavelmente dos consoles), Ed Boon (criador de jogos como “Mortal Kombat” e os atuais “Injustices”), David Crane (famoso desenvolvedor de “Pitfall”) e Brandan Greene (o badalado PlayerUnknown/“Jogador Desconhecido” de “Battlegrounds”) poderiam ser vistos desfilando pelos gigantescos corredores da exposição; além de entrevistas “meet and greet” exclusivas para seus fãs.

Mas a principal atração de todos os dias da feira foi mesmo Hideo Kojima. A lenda criadora da série de jogos Metal Gear recebeu a principal premiação do evento: “Lifetime Achievement”, por suas realizações ao longo de sua carreira de 30 anos. Também foi jurado das disputas de melhor cosplay e se divertiu bastante em entrevistas e bares da cidade paulista. Pelo seu Twitter, deu para reparar que o “Kojimão da Massa” gostou muito do Brasil, das comidas típicas e cervejas. Inclusive fez um pequeno passeio pelas Cataratas do Iguaçu. Já imaginou essa paisagem sendo fidedignamente copiada em algum cenário dos seus futuros jogos? Ia ser demais!

Hideo Kojima se despedindo do público brasileiro

Foto: Divulgação

Sobre os estandes das grandes publishers podemos ilustrar alguns pontos:

Xbox: Destaque principal para Sea of Thieves e “Forza 7”, além de “Cuphead” e “PUBG”. Teve também a apresentação e lançamento do novo Xbox One X no Brasil.

Sony: Jogos novos ainda não lançados como Detroit: Become Human, “Monster Hunter World”, “Gran Turismo Sport” e uma parte dedicada aos jogos VR.

Ubisoft: destaque para “Farcry5” com gameplay da demonstração não lançada para o público geral, “Assassin´s Creed Origins”, “Just Dance 2018” e o novo South Park – The Fractured but Whole.

Activision: o novíssimo Call of Duty – WWII e o maravilhoso “Destiny 2”.

Com todo esse sucesso da BGS 2017, podemos esperar mais novidades e surpresas para a edição do ano que vem.

Foto: Divulgação

Quem ficou em Uberlândia no feriado pôde conferir a Triângulo Game Fest. Em sua primeira edição, apesar de simples, a TGF veio com uma atmosfera muito animada e divertida. O evento ocorreu nos dias 12, 13 e 14 de outubro e contou com presença de alguns ilustres entusiastas como: a cosplayer e apresentadora Diane Zambrozuski; a streamer e comentarista de lives de CS:GO Ravena LunarFox; e o astro do futebol, ganhador do prêmio Puskás e atual profissional em jogos FIFA, Wendell Lira.

Os destaques da TGF ficaram pelo animado campeonato UAI League de FIFA18 e o disputado CS:GO, além de outras atrações como uma versão jogável de Playstation VR e arcades nostálgicos de jogos de luta. Sou eterno apoiador de eventos do setor de games em nossa Uberlândia e espero que venham com tudo no próximo ano!

 

Texto: Lucas Luz

Notícias relacionadas