Cultura Destaque Expresso

A dívida dos comunistas

O ministro José Linhares, que substituiu o presidente deposto, Getúlio Vargas, marcou logo as eleições.

Foto: Divulgação

Os candidatos foram o general Eurico Gaspar Dutra, apoiado pelo Getúlio; o brigadeiro Eduardo Gomes; o comunista Yedo Fiuza; e Rolim Teles. Aqui em Uberlândia, pela prefeitura, defrontaram-se José Fonseca (UDN) e Tubal Vilela (PSD).

Comunistas e integralistas não tinham forças para essa disputa, mas conseguiam colocar bons representantes na Câmara. Os comunistas apoiaram Tubal Vilela e os “galinhas verdes” comprometeram-se com o José Fonseca.

Foi eleito José Fonseca e Silva. O PSD elegeu um vereador, o Toninho Rezende. Os comunistas (PCB) elegeram Virgílio Mineiro, Henckmar Borges, Roberto Margonari e mais outros. Os integralistas (PRP) elegeram Eduardo Veloso, Manuel Crosara, Ronan Mendonça e ainda outros. A UDN elegeu Jacy de Assis, João Édson de Mello, Manoel Latrilha Vieira, Agenor Garcia e José Resende Ribeiro.

Para bancar as campanhas, os comunistas pegaram 25 mil cruzeiros emprestados pelo Banco Mineiro da Produção, cujo gerente era um cearense chamado João Severino Duarte. Acabadas as eleições, o partido não teve como pagar. E a dívida ficou lá, engordando até as eleições seguintes, quando novamente o candidato Tubal Vilela venceu. Foi seu adversário, pela UDN, o dr. Luiz da Rocha e Silva.

Querendo continuar na luta, o PCB voltou ao João Severino, que se negou a ajudá-los, pois já havia uma dívida velha sem solução. Com a habilidade dos bons gerentes de bancos, Severino perguntou-lhes:

– Vocês já fizeram algum acordo?

– Com o Tubal Vilela.

– E por que vocês não fazem com a UDN também?

– Mas nós já fizemos com o Tubal.

– Façam também com a UDN.

– Isso não vai dar certo.

– Vai. Eu mesmo ajeito pra vocês o acordo com a UDN.

E ajeitou. O PCB fez acordo com a UDN e com o PSD.

Quem pagou a velha conta foi o José Zacharias Junqueira, um dos caciques udenistas da época.

 

Texto: Antônio Pereira da Silva
Fontes: Geraldo Migliorini e jornais da época

Notícias relacionadas