Cidade Expresso Foco

Medicina da UFU conquista premiação nacional

Professores e estudantes conquistaram o primeiro lugar no Congresso Brasileiro de Educação Médica

Foto: Medicina UFU: autores do melhor trabalho do COBEM 2017

O trabalho desenvolvido pelo curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi reconhecido nacionalmente. Professores e estudantes conquistaram o primeiro lugar no Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), realizado este mês em Porto Alegre-RS.

O trabalho premiado, “Roleplay como estratégia pedagógica para problematizar as linhas de cuidado integral em saúde aos adolescentes e jovens”, foi desenvolvido na disciplina Saúde Coletiva VII e tem autoria dos professores do curso de Medicina, Danilo Borges Paulino e Gustavo Antonio Raimondi, e dos estudantes do oitavo período, Guilherme Henrique de Faria Alves, Bruna Carolina de Oliveira e Matheus Cesar Vieira de Barros.

As questões apresentadas no trabalho premiado estão diretamente relacionados à formação médica integral e com responsabilidade social, com atuação em questões vinculadas às Políticas Públicas de Atenção à Saúde da Mulher, do Homem, do Adolescente e da População LGBT.

“A conquista, reconhece nacionalmente as melhorias que o curso de Medicina da UFU tem construído com os diversos atores envolvidos, em especial desde sua reforma curricular. Muitos desafios e conquistas ainda são necessárias para o curso, mas essa premiação reconhece que avanços já foram feitos”, analisa o professor Gustavo Raimondi.

 

Medalha Olímpica

Foto: Medicina UFU: autores do melhor trabalho do COBEM 2017

Além da conquista de melhor trabalho do COBEM, a UFU também foi premiada nas Olimpíadas de Simulação, uma das novidades da edição 2017. A atividade prática consistia na atuação médica em ambiente simulado. Oportunidade para os estudantes colocarem em prática as competências adquiridas durante o curso.

A equipe do curso de Medicina, composta pelos estudantes Guilherme Henrique de Faria Alves, Izza Bárbara Ribeiro Cardoso, Ana Júlia Araújo de Carvalho e Lívia Lara Teodoro, conquistou o segundo lugar.

Foto: Medicina UFU: autores do melhor trabalho do COBEM 2017

O Congresso

O 55º Cobem foi realizado entre os dias 12 e 15 de Outubro de 2017, com o tema “Formação Médica: Educação, Política e Atenção à Saúde”. O evento reuniu docentes e discentes de todas as escolas médicas no Brasil, com os principais nomes na área da Medicina e Educação Médica no país na seleção e avaliação de Trabalhos.

O curso de Medicina da UFU apresentou  54 trabalhos (entre relatos de experiência e de pesquisas) nas modalidades comunicação oral e pôster.

 

Texto: Comunicação UFU

Notícias relacionadas