Destaque Música Rock

Stranger Things versão BR: quais músicas entrariam na Trilha Sonora?

Série da Netflix se destaca com trama, atores mirins e uma soundtrack impecável. Segunda temporada estreia esta semana

Foto: Divulgação
Anderson Tissa, autor da coluna “Vida Longa, Baby”.
Imagem: Douglas Luzz

Sexta, dia 27, estreia a 2ª Temporada de Stranger Things. Ano passado a provedora de conteúdo via streaming acertou na mosca ao lançar uma série de ficção científica, anos 80 e crianças adoráveis. Além da trama, atores mirins e sustos, Stranger Things também chamou a atenção por sua trilha sonora. Quem assistiu as aventuras apavorantes da turminha mais casca grossa de Hawkins, Indiana, também ouviu bandas, como: The Seeds, Atmosphere, New Order, The Clash, Echo & the Bunnyman e Toto.

Pausa no raciocínio para uma breve constatação. Esta última banda citada, Toto, eu curtia muito até ser obrigado a tocar às músicas “I’ll Be Over You” e “Africa” todo santo dia no On The Rocks. Foi na fase final do programa, quando a diretoria da rádio decidiu mudar o formato, passando de rock para uma espécie de sunday night love songs. Tomei birra de Toto.

Voltando à Stranger Things. Vamos supor que alguma emissora brasileira de TV aberta comprasse os direitos de transmissão. Quero muito acreditar que iriam traduzir o título para “Coisas Estranhas”, porém existem 99% de chances de isso não acontecer e a série ser conhecida por alguma coisa como “Will e sua Turma”, “As terríveis aventuras de Will e seus amigos”, “Essas crianças são um terror” ou “Malhação”.

Partindo dessa ideia, vamos imaginar também se algum gênio da tal emissora brasileira sugerisse alterar a trilha sonora original por uma totalmente nacional. Caso fosse possível, quais seriam as músicas e bandas a compor as cenas da versão verde-amarelo de Stranger Things? Tarefa árdua selecionar esses hits, talvez um embate tão difícil quanto enfrentar Eleven no mano a mano. Mesmo temendo o desafio, resolvi montar uma playlist totalmente com bandas brasileiras para a 2ª Temporada de ST. Confira:

Chopis Center – Mamonas Assassinadas
Dinho e cia fizeram uma versão, apesar de ser totalmente deturpada, do principal hit da 1ª Temporada e música preferida do personagem Jonathan Byers: “Should I Stay Or Should I Go”, do The Clash. Outra referência aos anos 80 é que “Chopis Center” cita os atores Jean-Claude Van Damme e Arnold Schwarzenegger, muito famosos na época. A versão é péssima, pelo menos o riff é igual.

Rádio Blá (Blá Blá Blá… Eu Te Amo) – Lobão
Eleven escapou e quase conseguiu viver uma vida normal, mas para salvar Will acabou jogada no Mundo Invertido. Agora, ela precisa de eletricidade para se comunicar novamente com os garotos, e, como já fez antes, poderia usar um rádio para isso. Logo, qual seria mais apropriada que “Rádio Blá (Blá Blá Blá… Eu Te Amo), um dos grandes sucessos do hitmaker oitentista Lobão?

Tente Outra Vez – Raul Seixas
Essa vai para Mike, o menino mais decidido do grupo. Desde o início da série foi logo apresentando sua alta dedicação e mostrou a todos que desistir não é com ele – mesmo para terminar uma partida de 10 horas de Dungeons & Dragons. Agora, com a despedida de Eleven, que se tornou muito importante para o garoto, alguém tem alguma dúvida de que irá desistir? É por isso que “Tente Outra Vez”, sucesso de Raulzito, de 1983, vai acompanhar a saga do menino prodígio.

Por Enquanto – Cássia Eller
Os versos cantados por Cássia Eller se relacionam com a situação de Will e sua mãe Joyce. O pequeno voltou para casa, mas será que de forma definitiva? Como vimos no último episódio da 1ª Temporada, Will ainda mantém contato com a outra dimensão em que quase foi morto. “De Volta Pra Casa” entraria em cena quando mãe e filho lembrassem um do outro.

Pop Star – João Penca & Seus Miquinhos Amestrados
Para muitos a grande estrela de Stranger Things é Dustin, o banguelinha da turma. Ele se tornou um personagem singular e que merece um hit a altura: “Pop Star”.

Exército de Um Homem Só – Engenheiros do Hawaii
Sempre pronto para agir. É assim que se resume Lucas, um menino de 12 anos, que possui muita atitude e confiança. Em um dos episódios da 1ª Temporada, o garoto se equipou, colocou uma faixa na cabeça ao melhor estilo Rambo, subiu em sua bicicleta e tentou resolver a parada sozinho. É, sem dúvidas, um “Exército de Um Homem Só”.

Você Não Soube Me Amar – Blitz
Nancy Wheeler é uma menina do colegial que está descobrindo os altos e baixos da vida amorosa. E apesar do tom erótico da letra de Evandro Mesquita, a canção tem a alma dos flertes dos anos 80. Toda vez que tocasse nas rádios ou nas festinhas nas casas dos amigos, Nancy começaria a cantarolar e a se divertir com a letra.

Bichos Escrotos – Titãs
Quando a galerinha atravessasse para o Mundo Invertido, entraria em ação um dos clássicos do Titãs. “Bichos Escrotos” de certa maneira se refere a um universo paralelo repleto de criaturas sinistras que atormentam o nosso mundo.

E aí, ansioso para a estreia da 2ª Temporada de Stranger Things? Acha que faltou alguma música nesta lista? Conta nos comentários enquanto você curte essa playlist no volume máximo.

Texto: Anderson Tissa

Notícias relacionadas