Expresso Patos de Minas Regional

Centro de Referência da Mulher realiza o 2º Encontro da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência

O evento foi um sucesso e contou com a presença dos órgãos municipais que compõem a rede de atendimento às mulheres vítimas de violência

Foto: Divulgação Patos de Minas

O Centro de Referência da Mulher (CRM) realizou, ontem (25), às 8h, na sede da Associação Comercial e Industrial de Patos de Minas (Acipatos), o 2º Encontro da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. A conferência teve como tema principal a “Exposição e criação do banco de dados da violência contra a mulher no Município de Patos de Minas”.

O evento foi um sucesso e contou com a presença dos órgãos municipais que compõem a rede de atendimento a mulheres vítimas de violência. Os representantes das unidades realizaram uma exposição clara e objetiva dos dados da violência em cada setor.

Os números assustam. Só no primeiro semestre deste ano, a Polícia Militar registrou mais de 500 boletins de ocorrência de violência doméstica, a chamada lei Maria da Penha. A Delegacia da mulher apresentou também seus dados: foram 400 registros até julho. Enquanto isso, o Centro de Referência da Mulher mostrou que as mulheres em situação de violência, não têm buscado ajuda. Dessas centenas de ocorrências, cerca de 30 mulheres apenas procuraram atendimento. Muitas ainda continuam em acompanhamento pelo CRM e algumas delas participam de oficinas de arte-terapia.

Foto: Divulgação Patos de Minas

Além disso, houve uma palestra com a superintendente do Consórcio Mulheres das Gerais de Belo Horizonte, Ermelinda Ireno. Na ocasião Ermelinda abordou questões referentes à implantação de um abrigo para mulheres em situação de violência em Patos de Minas. Ela sugeriu que o município adote o sistema de consórcio regional para conseguir obter uma unidade adequada.

O Centro de Referência da Mulher está funcionando em novo endereço, na rua Miosotes, 291, bairro Jardim Paraíso, mesmo local onde funciona o Conselho Tutelar. O horário de atendimento é de 11h às 17h.

 

Texto: Ascom Patos de Minas

Notícias relacionadas