Cultura Destaque Expresso

Mostra valoriza os mais diversos talentos dos servidores da educação

Evento reuniu profissionais de todas as unidades de ensino do Município

Foto: Marco Crepaldi – SECOM/PMU

Nesta quinta-feira (26), aconteceu a cerimônia de encerramento da 1º Mostra de Talentos dos Servidores da Secretaria Municipal de Educação. Durante quatro dias de programação intensa, a área de convivência do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe) esteve repleta de stands e profissionais dispostos a apresentar suas habilidades artísticas e culinárias.

Outras atividades aconteciam ainda nos intervalos da Formação Continuada, quando dezenas de pessoas se reuniam para prestigiar os colegas. Para muitos expositores, a mostra foi uma oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido fora das salas de aula. Apresentações de música, teatro e dança, pinturas, livros, todos os tipos de artesanato (tricô, caixinhas de jóias, bonecas de pano, entre outros), bolos com restrições (alimentos para intolerantes a lactose, glúten e açúcares) e bombons puderam ser conferidos, apreciados ou degustados por quem passou pelo Cemepe desde o dia 23 deste mês.

Artistas

Período em que puderam ser descobertos verdadeiros artistas. Ana Lígia de Faria Alves Rodrigues é educadora infantil e nas horas vagas, canta na igreja que frequenta. Há pouco tempo, ela resolveu mostrar a todos a harmonia de sua voz em festas infantis e realiza apresentações para crianças com temas variados, desde histórias musicais até trilhas de filmes.

“A música prende a atenção da criança de uma forma incrível. Achei essa iniciativa do Cemepe muito boa. É a chance do servidor mostrar suas habilidades e de ter o apoio dos colegas”, afirmou.  Durante a tarde, a cantora pôde cantar para alunos da Escola Municipal Amanda Teixeira. Alice Santos Naves, de seis anos, gostou muito da apresentação. “Ela cantou a música da Frozen e é o meu filme favorito. Adorei”, relatou.

Também educador infantil, Vagner Bárbara Martins Filho e a mãe, Elizete de Pina Bárbara, que também é servidora da Educação, possuem o ‘Muvuca Ateliê’. Todo o material produzido é didático, para ser usado dentro da sala de aula. “Fazemos chaveiros, fantoches, silabários e outros diversos produtos. Sabendo que os servidores da educação passam pelo Cemepe pelo menos uma vez na semana, essa mostra é uma forma de mostrar a todos o que fazemos e como pode ser enriquecer a prática pedagógica. O que mais me agradou foi ver a felicidade da minha mãe ao conferir o retorno do pessoal pelo trabalho que ela desenvolve”, afirma Vagner.

Passatempo que tranquiliza

Cleucimar de Souza é servidora da área da limpeza e aproveita o tempo livre para fazer o que mais gosta: fabricar bombons. Para ela, ver as pessoas provando e gostando do doce que produz é uma grande satisfação. “Confecciono doces há quase 20 anos e é o que eu mais gosto de fazer. Me acalma e me relaxa, é uma terapia. Para mim, foi a melhor coisa que pude participar até hoje, o evento foi um sucesso! Consegui alguns clientes e todos puderam experimentar meus bombons”, relata.

 

Texto: Secom PMU

 

Notícias relacionadas