Cultura Expresso Foco

Coral da UFU apresenta ópera especial em comemoração aos seus 40 anos

Espetáculo ocorre no Teatro Municipal de Uberlândia, nos próximos dias 9 e 10 de novembro, com ingressos gratuitos e limitados

Professora da UFU desde 1981, Edmar Ferretti é a fundadora e grande referência do coral da Instituição. (Foto: Milton Santos)

Em 2017, o Coral da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está celebrando 40 anos de uma história marcada por inúmeras cantorias, entre produções operísticas, missas e concertos, além de incontáveis outros eventos em Uberlândia e outras cidades da região e de estados como Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro. Desde a sua primeira ópera, “Cavalleria Rusticana” (Mascagni), ao debut de “Pedro Malazarte” (Guarnieri), com o compositor sentado na plateia assistindo à primeira récita de sua obra, o Coral da UFU produziu e apresentou 15 óperas. Tudo sob a liderança da maestrina Edmar Ferretti, soprano de renome internacional e um verdadeiro baluarte da música clássica brasileira.

Para marcar o aniversário de uma forma especial, nos dias 9 e 10 de novembro, às 20h, será encenado no Teatro Municipal de Uberlândia o espetáculo “Uma Ópera aos 40!”. A apresentação pretende brindar os espectadores com um verdadeiro tecido histórico-artístico-operístico das montagens do Coral da UFU, acrescentadas de pitadas de seu repertório popular, missas e concertos, comemorando tantas empreitadas que, como esta, são parte do projeto “Ópera no Triângulo”, idealizado e empreendido por Edmar Ferretti – que foi a primeira artista a montar uma ópera em Uberlândia.

A atração especial contará com a participação de artistas locais que fizeram parte do elenco de diversas montagens operísticas do Coral da UFU e de nomes conhecidos, como o tenor Flávio Arciole, as sopranos Sandra Zumpano e Danielle Rocha, a mezzo-soprano Poliana Alves, a pianista, professora e produtora cultural Maria Célia Vieira e o cenógrafo Alexandre França. Também já confirmaram presença o diretor de cena Walter Neiva, com extenso currículo operístico e responsável pelo programa da Rádio Cultura “Seguindo a Ópera”, o regente Ângelo Dias, o tenor Ulisses Montoni e a soprano Daniele Nastri, dentre outras personalidades marcantes deste ramo do cenário cultural.

“Uma ópera aos 40!” não terá cobrança de bilheteria em nenhuma das duas apresentações. Os convites serão distribuídos gratuitamente antes do início do evento, na entrada do Teatro Municipal –  Avenida Rondon Pacheco, 7070, Bairro Tibery.

Texto: Comunicação UFU

Notícias relacionadas