Destaque Estilo de Vida Expresso

Ser humilde ou ser tolo?

Hoje em dia essa questão está presente em vários momentos em nossa vida, tanto pessoal, quanto profissional. Por isso resolvi escrever um pouco sobre esse tema, trazendo pela questão comportamental.

Foto: Bruna Barcelos

Como está seu comportamento em relação às outras pessoas?

1-    Quando você visita uma cultura que não é a sua, como você se comporta? – como já morei em outro Estado e já visitei muitos lugares e muitos países, vi e ainda vejo muito o desrespeito com a cultura do outro. Agora que moro no interior (apesar de ser uma região metropolitana), vejo o preconceito estampado no rosto das pessoas que moram em algumas cidades, por exemplo.

Achar que sua cultura, seu país ou seus hábitos são melhores que os dos outros é superdeselegante. Quando visitar outros lugares, seja por qual motivo for, procure entender que as outras pessoas são diferentes de você, mas nem por isso são piores ou melhores, apenas diferentes. Saber diferenciar isso é muito rico e elegante, você só irá ganhar.

2-    Cumprimentar e conversar – não é porque você trata todo mundo bem, que você é bobo ou falso. No ambiente de trabalho, principalmente, o que vale são os relacionamentos. Independentemente do fato de você gostar ou não da pessoa, você vai ter que conviver, então, que essa convivência seja elegante, discreta e no mínimo cortês. Isso não é ser bobo, é ser inteligente, pense nisso.

Ser humilde é saber quando e como ceder, ser tolo é ceder sem saber por que está cedendo, ou até mesmo, ceder sem querer ceder.

Acho que esses dois itens já expressam um pouco sobre respeito ao próximo. Penso que o mundo está como está por falta dessa palavra, “respeito”, que se encontra em escassez em vários momentos da nossa vida. Vamos começar a semana refletindo sobre nossos atos, hábitos e costumes. E vamos respeitar, pois devemos saber, não somos melhores que ninguém. Boa semana!!!

 

Texto: Bruna Barcelos
Consultora comportamental
www.brunabarcelos.com.br

Notícias relacionadas