Cidade Destaque Expresso

Sescon/MG amplia e regionaliza sua atuação

Processo de interiorização consiste na abertura de nove escritórios regionais

Foto: Glauciane Silva

O presidente do Sescon/MG, Sauro Henrique de Almeida, esteve em Uberlândia na segunda-feira (06) para a inauguração do escritório e nomeação do diretor regional. À frente do sindicato desde 2014, Almeida destacou a aproximação do sindicato junto aos seus representados com a ação de regionalização também nas cidades de Divinópolis, Pouso Alegre, Juiz de Fora, Montes Claros, Ipatinga, Unaí, Varginha e Teófilo Otoni.

Também ressaltou a representatividade do Sescon/MG (Sindicato das Empresas de Consultoria, Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e Empresas de Serviços Contábeis no Estado de Minas Gerais) em relação ao poder público, a capacitação dos associados e qualificação do prestador do serviço.

Em sua gestão, a entidade conseguiu alterações da legislação, com diminuição de penalidades de obrigações acessórias. Leia abaixo, os principais trechos.

Foto: Glauciane_Silva

Processo de interiorização

“Estamos em um projeto de interiorização que consiste na abertura de nove escritórios regionais em Minas Gerais. Estruturalmente, fizemos um estudo das cidades polos, onde poderíamos abrir esses escritórios. Não precisa nem falar que Uberlândia, na região do Triângulo, serve de base para a região”.

“Dentro dessa interiorização, um dos pontos cruciais é a nomeação e a escolha de um diretor regional, dentro das atividades que representamos para que ele possa levar o que Sescon/MG tem, mas também trazer as necessidades da região para que o sindicato possa defender. Com um representante regional, ele consegue detectar melhor e trazer as demandas necessárias”.

Expansão do Sindicato

“Nossa estratégia de levar os escritórios do Sescon/MG para o interior foi feita junto ao Sebrae. Hoje, o Sescon/MG tem um convênio com o Sebrae em nível regional no qual nós fizemos a abertura de acordo com as divisões que o Sebrae fez em superintendências. Fizemos um estudo que começou em 2013 e foi concluído em 2014.  A partir daí, nós começamos a fazer a abertura dos escritórios regionais, dando prioridade ao interior para efeito de expansão do sindicato”.

Atuação da entidade

“O Sescon oferece um leque de serviços e tem uma representação muito forte junto ao poder público. Somos filiados à Fenacon que é a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis do Brasil. Assim, como entidade, participamos de vários órgãos públicos ligado ao setor, no município, Estado e governo federal.  Hoje, faço parte do GTMei que é o grupo de trabalho de implantação do Micro Empreendedor Individual, também participamos do grupo de  implantação do E-social que vem sendo desenvolvido”.

“Em Belo Horizonte, o Sescon é demandado em todos os trabalhos junto ao município, participamos do conselho de recursos tributários, do conselho de contribuintes do Estado de Minas. Trabalhamos junto com a Fundação CDL, Federaminas, Associações comerciais e demais sindicatos. Ao trabalharmos em conjunto com outras entidades temos condições de nos fortalecer e crescer a economia do município”.

Exemplo de atividade do Sescon/MG

“Tivemos uma ação muito forte na prefeitura de Belo Horizonte, juntamos CDL, Associações Comerciais, outros sindicatos, porque houve um aumento de ISS, com também de obrigações acessórias e penalidades. Fomos todos na prefeitura. Primeiro, o município não queria nos atender. Enviamos uma pauta de reivindicações de muitas entidades.. Fomos atendidos plenamente. Ou seja, quando se une as reivindicações, mostra um trabalho em conjunto da sociedade organizada”.

 

Texto: Leonardo Leal

Notícias relacionadas