Expresso Patos de Minas Regional

“Tutu com Torresmo” do Bar Markim é eleito o prato vencedor do Festival Só no Tira-Gosto

O prêmio de melhor atendimento foi para o Bar do Rogério. Em noite prestigiada no Fratele Hotel, o Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves lança desafio e tema para 2018: o milho, entre os ingredientes de todos os petiscos participantes

Foto: Ascom Patos de Minas

Um prato no estilo “petisco mineiro” foi eleito o vencedor do festival gastronômico “Só no Tira-Gosto”, edição 2017. O “Tutu com Torresmo”, elaborado e servido pelo Bar Markim, situado no bairro Abner Afonso, recebeu a melhor pontuação da população e de comissões julgadoras, entre os 40 pratos participantes do evento. Na categoria “melhor atendimento”, o primeiro lugar foi para o Bar do Rogério, situado na região do Nossa Senhora das Graças. Foram quase seis mil votos depositados nas 40 urnas, durante o período de realização do festival, que começou em 5 de outubro, encerrando-se no dia 29 do mesmo mês.

O evento de encerramento e de anúncio dos vencedores aconteceu na noite de segunda-feira (6), no Fratele Hotel. Proprietários dos bares e restaurantes, seus respectivos funcionários, familiares e amigos, além de empresários, jornalistas e autoridades do município, estiveram presentes. Uma farta mesa reunindo vários dos pratos concorrentes foi organizada, ficando à mostra durante a realização do evento e, ao final, todos puderam degustar os aperitivos.

Apresentado pelos jornalistas Flávio Sousa e Camila Gonçalves, o evento ocorreu de forma descontraída e prendeu a atenção do público até o instante do anúncio dos vencedores. Antes, porém, alguns pronunciamentos foram feitos por representantes dos patrocinadores do projeto; também pelo presidente do Sindhorb, Breno Palhares; seguido pelo Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Fábio Amaro; e, por fim, o Prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves, que fez o uso da palavra, lançando um desafio e, ao mesmo tempo, um tema para o festival de 2018.

“No próximo ano, a Festa Nacional do Milho completará 60 anos de existência. Diante desse acontecimento especial para a nossa cidade, gostaria, portanto, de lançar um desafio aos participantes deste evento gastronômico, de forma que todos coloquem o milho entre os ingredientes dos pratos que forem concorrer, no festival do ano que vem”, disse o Prefeito.

Foto: Ascom Patos de Minas

O resultado dos melhores colocados nas categorias “melhor tira-gosto” e “‘melhor atendimento” foi anunciado em seguida. No quesito atendimento, os cinco primeiros colocados foram: em 5º lugar, Villa Beer; em 4º lugar, Casa Grande Cervejas Especiais; em 3º lugar, Big Pato; em 2º, Gálatas Restaurante; e em 1º lugar ficou o Bar do Rogério. Entre os melhores tira-gostos, a ordem foi a seguinte: o prato “Stinco Suíno”’, do Carbonara Cozinha Italiana, ficou na 5ª posição; em 4º lugar, a “Tilápia Parmegiana”, do Restaurante e Choperia Antares; em 3º ficou a “Linguiça Artesanal”, do Butikim Petiscaria; a 2ª posição foi para o “Quibe Fitness”, do Bar do Wesley; e o grande campeão foi o “Tutu com Torresmo”, do Bar Markim.

Todos os vencedores acima citados receberam, além de diploma e troféus, brindes dos patrocinadores do projeto, que são as seguintes empresas: Suinco, Coopatos, Bebidas Zago, Fratele Hotel, O Boticário, Cachaça Leblon, Inova Gráfica e Editora, Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Minas Gerais (Fhoremg), Confederação Nacional do Turismo (CNTur) e Associação Mineira de Bares, Restaurantes, Hotéis e Lanchonetes (Amibar).

O “Festival Só no Tira-Gosto” foi realizado pelo Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Bares de Patos de Minas (Sindhorb), em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. A apuração dos votos depositados nas urnas foi feita na sede da Biblioteca Municipal João XXIII e, segundo os organizadores do evento, as mesmas urnas ficarão disponíveis aos interessados até o final deste ano, para verificação das notas. Todos os votos, tanto da população como dos jurados, foram considerados na somatória das notas. O resultado final é a soma da média do voto popular com a média do voto dos jurados (sendo esta última média, multiplicada por dois).

 

Texto: Ascom Patos de Minas

Notícias relacionadas