Destaque Expresso Política

Aeroporto Internacional: Uberaba sai na frente, mas Uberlândia também vai a Brasília

Também ocorre uma articulação em Uberlândia para que o aeroporto daqui também possa se internacionalizar no que se refere ao transporte de cargas

Foto: Pixabay

No início da semana, o prefeito Paulo Piau de Uberaba assinou em Brasília, um convênio de outorga entre o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, para exploração do Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros do Triângulo Mineiro.  A área para implantação do aeroporto fica na rodovia BR 050, próximo ao KM116.

Do ponto de vista econômico e político, Uberaba saiu na frente. Porém, já ocorre uma articulação em Uberlândia para que o aeroporto daqui também possa se internacionalizar no que se refere ao transporte de cargas. O vereador Hélio Ferraz (Baiano) disse que uma comitiva irá ao Distrito Federal no próximo dia 20 de novembro para fazer a solicitação.

Já o vereador Adriano Zago, levantou a questão do impacto ambiental. E, para Antônio Carrijo, não há nada decidido em definitivo. Confira abaixo as opiniões dos edis.

Vereador Hélio Ferraz (Baiano)

Foto: Denilton Guimarães

“Primeiro, acredito no crescimento regional, sempre tivemos um acompanhamento desde a campanha do então prefeito Virgílio Galassi com o Pladir (Plano Diretor do Crescimento Regional). Então, a primeira semente está correta, porque o aeroporto de Uberaba possa se desenvolver a parte do Triângulo Mineiro, ali no Rio Grande.

“Uberaba teve força política para conseguir a outorga e nós vamos usar a mesma força política, uma vez que Uberlândia é muito mais uma cidade de produtos de exportação. Vamos fazer o mesmo pedido em Brasília no dia 20 para que o Aeroporto de Uberlândia se torne também um aeroporto internacional de cargas. Faremos uma comitiva conduzida pelo presidente da Aciub, Fábio Pergher.

“Não ficaremos para trás, vamos fazer o mesmo papel. Vamos falar com o prefeito Odelmo Leão, os deputados federais Tenente Lúcio, Welington Prado para nos acompanhar nessa jornada. Para que Uberlândia também consiga o credenciamento internacional”.

Vereador Adriano Zago

Foto: Denilton Guimarães

“Analiso por um outro viés, sei que a questão econômica, a geração de emprego e renda é muito importante para as duas cidades da região. Essa disputa política entre as cidades, Uberaba saindo vencedora agora para a implantação desse aeroporto. Mas, a minha preocupação é ambiental. A área prevista para a instalação do aeroporto é um local de reserva, de nascentes, fauna, questão biológica que até agora não foi discutido”.

“Quero saber como vai se dar isso, a gente sabe que vai haver uma degradação ambiental muito grande para a implantação do aeroporto. Temos que discutir essa questão ambiental. Não sei as razões do nosso prefeito na disputa dessa área, a exemplo da praça de pedágio que ali tem. Acredito que como estava sendo tratado num passado recente, que houvesse ao menos uma divisão no recolhimento de impostos das duas cidades, mas pela informação não foi o que aconteceu”.

 

Vereador Antônio Carrijo

Fotos: Denilton Guimarães / CMU

“Esse aeroporto é uma história, o que está assinando é uma intenção. Ainda não tem nada consolidado. Já foi falado que é em Uberlândia, Uberaba, mas o importante é que as cidades do Triângulo Mineiro precisam ter um aeroporto internacional de cargas. Uberlândia não tem vaidade de ser dono de tudo. É importante a gente construir a região do Triângulo Mineiro”.

“O que vejo é que foi feito uma intenção, não tem nada definido. O importante é que possamos ter um aeroporto de cargas. Agora, se for questionada e analisada a questão de local, Uberlândia atende todos os requisitos. Aqui temos o maior número de cargas e realmente é o que pesa. Ainda tem muita coisa para ser decidida”.

 

 

Texto: Leonardo Leal

Notícias relacionadas

2 comments

  1. Achei bem bairrista os comentários e a posição dos vereadores. O Aeroporto estará mais próximo de Uberlândia do que de Uberaba, mas por estar em território uberabense eles não querem aceitar e deram desculpas esfarrapadas e ridículas para que o pequeno aeroporto de Uberlândia se torne internacional. Pra começo de conversa, caso fosse em Uberlândia, o atual aeroporto deveria ser praticamente destruído para construção de um novo, então sem dúvida é mais fácil construir um aos redores das duas cidades e que sirva para todos. Acho que não entenderam a importância e o papel de um aeroporto internacional de cargas e passageiros. Imagina se BH fosse brigar pelo aeroporto de congonhas! Não brigaram, ajudaram!

  2. Boa colocação. Essa picuinha só atrapalha o desenvolvimento do Triangulo Mineiro.
    Temos que nós unir para o bem comum. Imagina só no futuro Voos direto pra o NORDESTE e o EXTERIOR sem conexão direto do aeroporto internacional do triangulo mineiro.

    Vamos parar de picuinha O proprio titulo da reportagem é provocativa, a cidade de Uberaba é tão importante como a cidade de Uberlândia.
    O triangulo mineiro tem uma enorme importancia no PIB Nacional, vamos nós se orgulhar e parar de picuinha.

    att

Comments are closed.