Cidade Expresso Foco

Em uma semana, Horto Municipal faz a doação de 6.500 mudas

Projeto que começou na última sexta-feira (3) visa doar 40 mil exemplares para a Zona Rural

Foto: Cleiton Borges Secom/PMU

Na primeira semana desde o início do projeto de doação de mudas para propriedades rurais, o Horto Municipal entregou 6.500 modelos para plantios fora da área urbana. O espaço ainda tem mais de 33 mil exemplares disponíveis à população, que pode pegar gratuitamente as plantas. O objetivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é alcançar a marca de 40 mil doações.

Desde janeiro deste ano, o Horto Municipal já produziu mais de 90 mil mudas no local. Os trabalhos são frutos de várias melhorias em prol da construção de uma cidade ainda mais verde, com uma equipe multidisciplinar responsável pela intensificação do cultivo de plantas e insumos. Uma iniciativa que pode ganhar proporções ainda maiores a partir desta segunda-feira (6), com o início da doação de diversas espécies destinadas para as propriedades rurais.

A doação antecede o período chuvoso, quando o plantio se torna ainda mais viável para os produtores. Ao todo, mais de 40 mil mudas devem ser doadas gratuitamente para os proprietários. Ainda assim, é preciso ficar atento às regras aplicadas pelo Horto Municipal para assegurar o acesso. É o que ressalta o assessor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Anderson Alves de Paula.

“Apenas este ano, fizemos a produção de 90.067 mudas até o fim de outubro, mas existem regras que precisam ser cumpridas para que possamos garantir as plantas aos proprietários. A partir da próxima semana, todos que tiverem uma propriedade rural no município podem procurar o Horto Municipal com um documento que comprove a propriedade e a retirada é feita de acordo com a análise técnica da característica da área, o tamanho e a indicação da espécie correta”, afirmou.

 

Espécies nativas do cerrado

Atualmente, o Horto Municipal conta com uma equipe multidisciplinar, composta por geógrafo, biólogo, técnico ambiental e engenheiro agrônomo. Ao realizar a retirada da muda, os interessados recebem todas as orientações sobre a forma mais adequada para o plantio. Serão doadas espécies nativas do cerrado, como ipês, sibipiruna, jatobá, angico, baru e jacarandá. É importante salientar que a doação para a zona rural não interfere no serviço destinado para o setor urbano, como ressalta o coordenador do Núcleo de Produção de Mudas do Horto, Edimar Peixoto do Amaral.

 

Doações para setor urbano continuam

“Existe uma norma que autoriza uma árvore a cada dez metros por propriedade no setor urbano, mas é preciso ficar atento ao espaço adequado e a característica da espécie antes de fazer o plantio. Qualquer cidadão de Uberlândia pode retirar uma muda durante o ano para o plantio em sua calçada, por exemplo, com a orientação dos técnicos do Horto Municipal”, explica Edimar.

O Horto está situado no complexo do Parque do Sabiá, na esquina da Rua Benjamin Magalhães e a avenida Anselmo Alves dos Santos, bairro Tibery. O espaço está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Para outras informações, basta entrar em contato pelo telefone 32136676.

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas