Destaque Esportes Expresso

Há também no futebol a diferença água e vinho!

É um colírio assistir, nos belos e modernos templos do futebol, aos grandes times europeus. Esnobam suas exibições fantásticas nos famosos clássicos internacionais.

Foto: Divulgação

Por que no Brasil não é assim? Você suportaria uma pessoa, apenas, mandar e desmandar no time de seu coração? Vender seu ídolo, sem no mínimo ouvir a opinião de sua galera?

Lá é diferente, caro leitor. Chelsea, PSG, Milan e outros são surdos com relação a palpites externos.

Ocorresse isso em nosso País, sua paixão pelo clube do seu coração seria a mesma coisa?

Se o seu Furacão Verde da Mogiana fosse vendido a um uberabense e ele resolvesse mudar o manto sagrado, de verde para vermelho, jura que não sofreria um infarto?

Tudo evolui na vida, todavia, o paraíso que vemos no jardim alheio pode ser uma armadilha, ou mesmo pagar um preço caríssimo para manter sua ostentação.

Essa moda que explodiu nos quatro cantos da Terra, de comprar ou criar um time de futebol, também contaminou alguns empresários tupiniquins.

Ela ainda não pegou, talvez, por causa de nosso sangue latino e apaixonado.

Temos alguns times pequenos com seus donos abnegados que lutam para sobreviver. Não sofrem nenhuma pressão, já que não têm torcida e não atingiram um grau de prestígio no mundo da bola.

É o exemplo do cigano Boa que, por enquanto, está em Varginha; do Tombense, do Coimbra e de alguns gatos-pingados por aí.

Podem não dar lucros exorbitantes, porém, o modelo brasileiro na administração desses aventureiros não atraiu ninguém.

O bom é que os tradicionais clubes brasileiros, verdadeiras nações do esporte-rei, têm mostrado um sensível grau de avanço. Flamengo, Cruzeiro, Palmeiras têm evidenciado controles financeiros de alto nível, provando que não precisam vender a alma para progredir e fazer parte do primeiro mundo esportivo.

As torcidas fanáticas apaixonadas agradecem. Para elas, os seus times, sem o coração do jogador na ponta da chuteira, inexistem!

 

Texto: Lucimar César

Notícias relacionadas