Destaque Estilo de Vida Expresso

Regras de etiqueta em festa infantil

Pensando em facilitar a vida de muitas mães, listo abaixo algumas regras que vão auxiliar tanto na hora de pensar na festa do seu filho, como no momento em que ele for convidado para um evento. Vamos às dicas:

Bruna Barcelos é consultora de etiqueta. Foto: Divulgação

1-    Dois irmãos aniversariando: o elegante é levar presente para as duas crianças, mesmo que seu filho conheça só uma delas.

2-    Quem convidar: os convites são para crianças, mas é elegante convidar os pais e os outros irmãos. Caso queira reduzir a lista, o ideal é fazer uma festa, por exemplo, só para meninos ou meninas, ou então optar por comemorar na escolinha. No convite, o elegante é vir o nome da criança, e não os dos pais.

3-    Seja pontual: acho ótimo quando no convite da festa, principalmente de crianças, vem a hora marcada de começar e a de terminar. Respeite esses horários, pois  a  maioria dos buffets e fornecedores é contratada por um período médio de cinco horas. É fundamental que os convidados respeitem os horários!

4-    Babás: mesmo você tendo várias babás, em eventos é necessário levar apenas uma para te auxiliar. E não encher a festa com babás. Além de deselegante, elas contam como convidados. O correto é avisar ao anfitrião que você levará sua babá.

5-    Seu filho é preocupação sua: por mais que nas festas existam pessoas contratadas para olhar os brinquedos, a responsabilidade de olhar seu filho é sua. Cuidado, de olho no seu filho, pela segurança dele.

6-    Crianças na frente: adultos, por gentileza, lembrem-se de que festa de criança é festa de criança, então, na hora de parabéns, teatros, apresentações, quem deve estar na frente são as crianças.

7-    Docinhos: o que eu tenho visto de mães incentivando os filhos a literalmente “atacar” a mesa de doces não é brincadeira. Bom, além de isso ser deselegante, você está ensinando ao seu filho um comportamento negativo e consequentemente ele vai tornar-se um adulto guloso e sem educação. Lembre que normalmente a conta feita para a encomenda de doces nas festas é em torno de 5/6 unidades por pessoa, portanto, oriente quem estiver com seus filhos a não cometer essa gafe!

8-    Lembranças: o correto é uma lembrancinha por criança. Adultos não têm direito de levar o “brinde” pra casa e muito menos encher a mão.

9-     Bebidas alcoólicas: aviso aos pais: a festa é da criança, bebida alcoólica pode até existir, mas utilize bom senso e moderação!

10- Não pode ir à festa, e agora? Seu filho foi convidado para festa, mas não pode ir por algum motivo. A etiqueta diz que você deve enviar o presente, mesmo não indo ao evento.

Com todos esses passos, todas as festas infantis serão como devem ser: só alegria e diversão. Aproveitem e divirtam-se com seus filhos.

 

Texto: Bruna Barcelos
Consultora comportamental
www.brunabarcelos.com.br

Notícias relacionadas