Expresso Patos de Minas Regional

Feira dos Jovens empreendedores tem bons resultados na formação e educação de alunos da rede pública de Patos de Minas

Além de incentivar os estudantes a se envolverem no ato de fazer, pensar e aprender, o projeto ainda prepara os alunos para tomar decisões e a ter visão crítica do mundo

Foto: Ascom Patos de Minas

Nem a chuva que caiu forte atrapalhou o brilho e o protagonismo dos alunos das escolas públicas das redes municipal e estadual. Eles participaram da 5ª edição Feira Jovens Empreendedores, que foi realizada no último sábado (11), na Praça do Coreto, na avenida Getúlio Vargas e é tradicionalmente feita como culminância do trabalho realizado dentro das escolas. O projeto já se tornou querido pelos pais de alunos, professores, dirigentes de escolas e os patenses que prestigiam o evento, pois o seu foco central é incentivar o desenvolvimento de práticas, habilidades e comportamentos empreendedores nos alunos das escolas públicas.

Este ano, foram 21 escolas municipais e estaduais, que com seus estudantes, apresentaram e comercializaram diversos produtos que eles próprios confeccionaram em suas escolas. De acordo com a presidente do Comitê Municipal de Educação Empreendedora, Sônia Porto, aproximadamente, 3.100 alunos participaram desta 5ª edição. Foi comercializada uma variedade imensa de produtos.

Os alunos da Escola Municipal Abdias Caldeira Brant, de Alagoas, levaram cajuzinho, pão de queijo com pelota, sanduíche natural e artesanato; os da Escola Estadual Professora Elza Carneiro Franco, o Polivalente, levaram torta, bolo e doces; da Escola Municipal Norma Borges Beluco, do bairro Céu Azul, levaram salgado, refrigerante, churrasco e bolo no pote; já os alunos da Escola Municipal Maria Inez levaram brinquedos; os estudantes da Escola Estadual Juca Mandu, de Major Porto, levaram pão de queijo; os da Escola Estadual Abner Afonso, batidas, sucos, saladas de frutas e tortas salgadas.

Foto: Ascom Patos de Minas

A Escola Municipal Cônego Getúlio, de Pilar, foi bem representada, com temperos, molhos, sabão, produtos da roça, doces e verduras; já a Escola Municipal Gino André Barbosa, de Posses do Chumbo, levou frango, ovos caipiras, queijo, requeijão, pamonha, sucos naturais, verduras e muitas frutas; os meninos e meninas do projeto AABB Comunidade levaram chás; a Escola Municipal Major Augusto Porto, de Major Porto, comercializou biscoitos.

Já a Escola Municipal José Paulo Amorim, de Curraleiro, levou cupcakes, trufas, tomates e abobrinhas; da Escola Municipal Delfim Moreira, de Lanhosos, foram levados doces caseiros. Os alunos da Escola Estadual Paulina de Melo Porto, do bairro Itamarati, venderam produtos fitness, chup-chups e sanduíches. Os representantes do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Patos de Minas vendeu pizza e beijinho; os alunos da Escola Municipal Professora Marluce Martins de Oliveira Scher, do bairro Planalto, levaram sorvetes e chup-chups; a Escola Municipal Prefeito Jacques Correa da Costa, do bairro Lagoinha, disponibilizou para a venda, palhas italianas, brigadeiro no pote e capuccino.

Foto: Ascom Patos de Minas

A Escola Estadual Marcolino de Barros vendeu sucos, maquiagem e roupas, diferente da Escola Estadual Eustáquio José da Silva, de Alagoas, que levou doces, sabão, produtos da roça, aromatizador e artesanato. A Escola Municipal Professor Aristides Memória, o CAIC, levou tempero e artesanato; a Escola Estadual Dona Guiomar de Melo, do bairro Vila Garcia, disponibilizou para comercialização, pirulitos de bolacha, pipoca gourmet e artesanato e os representantes do Cristavo levaram muito artesanato.

A feira é um incentivo aos estudantes de toda a rede pública de ensino de Patos de Minas para que se envolvam com o mercado consumidor, estabelecendo métodos de aprendizagem eficazes e atuais, no campo da atuação empreendedora. Outro ponto positivo, que a atividade oferece aos alunos, são as habilidades adquiridas para conseguirem realizar trabalhos em grupo.

Foto: Ascom Patos de Minas

O projeto de Educação Empreendedora é uma parceria da Prefeitura de Patos de Minas, através da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Estado da Educação, através da Superintendência Regional de Ensino, Sebrae Minas, Unipam, Credicopa e Comitê Municipal de Educação Empreendedora.

 

Texto: Ascom Patos de Minas

Notícias relacionadas