Cidade Expresso Foco

Segunda etapa de soltura de peixes acontece amanhã (23)

Quatro mil exemplares de pacu-caranha serão soltos no rio Tijuco

Foto: Valter de Paula – Secom PMU

Às 14h desta quinta-feira (23) acontece a segunda etapa da ação que visa distribuir 12 mil peixes na bacia hidrográfica da região. Após a soltura de quatro mil exemplares no rio Araguari no início deste mês, é a vez do rio Tijuco ser beneficiado pela ação da Prefeitura de Uberlândia. A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, contribui com a biodiversidade aquática e desperta a conscientização sobre a importância de proteger o meio ambiente.

 

Sociedade mobilizada

Os animais libertos começaram a ser cultivados em fevereiro deste ano, nas dependências do Centro Tecnológico de Aquicultura Familiar (Cetaf), já com o objetivo de integrar a natureza. A intenção da secretaria é ampliar o projeto para o próximo ano, incluindo outras espécies nativas.

Os peixes soltos pertencem à espécie pacu-caranha (Piractus mespotamicus) e estão na fase juvenil, com 12 a 15 cm. Os animais, que podem alcançar 50 cm, apresentaram uma considerável queda populacional nos últimos anos. Apesar dos vários efeitos positivos práticos gerados com a ação, a secretária municipal da pasta, Walkíria Naves, explica que a soltura tem um viés, sobretudo, de conscientização.

“É um projeto com caráter educativo. Queremos mobilizar a sociedade que cada um pode fazer sua parte para contribuir. A Prefeitura está fazendo a parte dela, devolvendo aquilo que tiraram da natureza”, ressaltou.

 

Texto: Secom PMU

 

Notícias relacionadas