Cidade Expresso Foco

‘Ciência Viva’ teve encerramento nesta quinta-feira (23)

Feira contou com exposição de trabalhos científicos de estudantes dos ensino Fundamenta I e II, e Médio

Foto: Cleiton Borges – SECOM/PMU

Em continuação à 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), aconteceu na tarde desta quinta-feira (23), o encerramento e premiação da 22ª edição do ‘Ciência Viva’, um projeto que visa fomentar o aprendizado de pesquisa e ciência nas escolas estaduais, municipais e federais, dos ensinos Fundamental I e II, e Médio.

Feira de Ciências

Na última terça (21) e quarta-feira (22), os estudantes puderam expor seus trabalhos no bloco 3Q da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). E na tarde de hoje, os três melhores trabalhos foram premiados por categorias. Com o tema ‘A Matemática está em Tudo’diversas escolas municipais foram premiadas.

Olívia Maria Cardoso, de 13 anos, é aluna da Escola Municipal Professor Mário Godoy Castano e foi premiada em 3º lugar pelo projeto ‘A saúde na matemática’“Foi um projeto para mostrar para a sociedade que é possível usar a matemática em coisas simples. Mostramos que ela pode ser utilizada tanto para ver os resultados de um exame, como para uma coisa mais complexa, como a dosagem de um medicamento. Foi muito legal desenvolver esse trabalho. Vimos que a ciência tem várias áreas, não apenas as básicas”, conta.

Para o professor de ciências da escola Mário Godoy, Pedro Vieira Palma, foi importante poder trabalhar com os alunos a parte da pesquisa. “Muitas vezes, a ciência é vista apenas pelo lado da biologia, física e química. Com o ‘Ciência Viva’ pude mostrar como a pesquisa é importante na nossa vida. Durante o trabalho desenvolvido em sala de aula, pude ouvir de um aluno deficiente auditivo que graças ao projeto, ele pode ter acesso a essa área de estudo e que dificilmente iria aprender mais sobre o assunto”, finalizou.

Foto: Cleiton Borges – SECOM/PMU

Parcerias

 

O projeto é fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O ‘Ciência Viva’ encerra a programação da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada em outubro deste ano.

Representando o prefeito Odelmo Leão, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Dilson Dalpiaz, ressalta a importância de fomentar a pesquisa entre os jovens. ‘Percebemos que a iniciação científica é fundamental no futuro das pessoas, para compreendermos o contexto da inovação. O futuro está presente na criação e o destino de uma nação função da sua criatividade e do que ela oferece e cria. Quando estimulamos essa inquietude no estudante, estamos investindo em um futuro melhor’, afirma.

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas