Destaque Editorial Expresso

O Brasil terá que ser repensado

O desafio é alcançar os resultados que precisamos obter

Foto: Pixabay

O grande desafio nosso nos próximos anos é repensar o País, função principalmente do eleitor nos próximos vinte anos, no mínimo – se tudo correr bem, em cinco eleições. E não seria justo afirmar que apenas a classe política precisa ser mudada, mas, todos os setores. Não podemos debitar a situação em que estamos apenas a um setor, como tem acontecido. Merecem a maior punição? Possivelmente sim, porque não estão lá para fazer o que têm feito, mas não agem sozinhos.

Não é mais possível resolver o problema da sujeira jogando o lixo no quintal do vizinho. É necessário, no plano individual e no coletivo, fazer o mea-culpa, onde erramos. A pena tem que ser proporcional ao erro, mas tudo tem a ver com tudo. A crise é sistêmica, vai da baixa produtividade à corrupção. Hoje se fala muito em desvio de recursos, porém, tão graves ou mais, são o custo Brasil, a burocracia, a ineficiência. O setor público tem que ser reinventado, mas o setor privado nacional não é um referencial de excelência em todas as atividades. Temos, sim, algumas ilhas que se destacam, mas não são muitas.

Além dos problemas internos, não podemos esquecer as mudanças que vêm acontecendo em várias partes do mundo. Na nossa avaliação, os brasileiros, principalmente os jovens, estão encantados, deslumbrados com as novas tecnologias, mas poucos as utilizam de forma efetiva, seja para estudar, seja para produzir. Num começo de século marcado pela inovação, o governo corta a verba para pesquisa – é um paradoxo. Entretanto, algo tem que ser dito em relação às pesquisas: elas estão dando o resultado esperado? Porque não são poucos os que fazem doutorado apenas para obter aumento de salário.

A maioria dos brasileiros já está começando a ter mais consciência do que precisa ser mudado, alguns setores já vêm revendo suas práticas. O desafio é alcançar os resultados que precisamos obter.

 

Editorial O JORNAL de Uberlândia

Notícias relacionadas