Expresso Foco Saúde

Dia Mundial de Luta contra a Aids é celebrado na Tubal Vilela nesta sexta (1º)

Equipe da Secretaria de Saúde orientará a comunidade e realizará testes rápidos das 10h às 16h

Foto: Divulgação

Com foco na orientação, prevenção e a importância do diagnóstico precoce, os profissionais do Ambulatório IST/Aids Herbert de Souza, em parceria com a ONG Rede Nacional de Pessoas Vivendo com Aids (RNP+), estarão nesta sexta-feira (1º) na praça Tubal Vilela para realizar testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais.

As atividades preventivas acontecem no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, que neste ano de 2017 ganha um motivo especial para ser lembrado. A data marca o início campanha nacional de prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, denominada Dezembro Vermelho.

Uma data de extrema importância para a coordenadora do ambulatório, Claúdia Spirandelli. “Sempre é relevante falar da importância da relação sexual com proteção. Só com o uso da camisinha é que evitamos estas doenças, principalmente a aids, que não tem cura”.

Das 10h às 16h, os profissionais do Ambulatório IST/Aids Herbert de Souza darão orientações e realizarão os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais na Praça Tubal Vilela. “O resultado sai na hora e é sigiloso. E é importante que as pessoas que tiveram contato sexual sem proteção façam os exames. Quando diagnosticada a presença do vírus de forma precoce, melhor a qualidade e resposta no tratamento da doença”, explicou Cláudia Spirandelli.

A coordenadora expôs ainda o exame é ofertado rotineiramente na rede de saúde em Uberlândia. A distribuição gratuita de preservativos que garantem a prevenção das ISTs também faz parte das ações da Secretaria de Saúde.

 

Parque do Sabiá

As atividades em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids também aconteceram no Parque do Sabiá. Na terça (28) e ontem (29) os profissionais do ambulatório  orientaram sobre as formas de prevenção, as doenças transmitidas e realizaram testes rápidos de HIV e ISTs. “Buscamos realizar ações em vários lugares da cidade, para reforçar com todos sobre as formas de prevenção e importância do diagnóstico precoce”, contou a coordenadora Claúdia Spirandelli.

 

Programa IST/Aids em Uberlândia

O Ambulatório Herbert de Souza atende portadores do vírus HIV, de hepatites virais e de outras infecções sexualmente transmissíveis. Ao todo, são 3.640 pessoas diagnosticadas, sendo que até outubro deste ano de 2017 foram 377 novos casos.

Além dos testes gratuitos de HIV, também são oferecidos no ambulatório exames para sífilis e hepatites virais bem como o acompanhamento, tratamento e orientações aos pacientes da rede.  Além do ambulatório, a coordenadora Claúdia Spirandelli reforçou que os exames também são feitos nas unidades de saúde. “Assim que diagnosticado, iniciamos o tratamento. Temos no ambulatório uma equipe multidisciplinar, com enfermeiro, psicólogo, infectologista e farmacêutico, para melhor assistir os pacientes”, finalizou.

Para mais informações, ligue (34) 3215-2444 ou procure a unidade, que fica na  rua Avelino Jorge do Nascimento,15, bairro Roosevelt.

Participe!

O quê: Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Quando: das 10h às 16h
Local: Praça Tubal Vilela
Ações: Orientação e realização do teste rápido de HIV e infecções sexualmente transmissíveis

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas