Expresso Foco Saúde

Homeostase e autocura – você pode se curar!

Homeostase é a capacidade que todos os seres vivos possuem de regular seu ambiente interno de maneira que este possa manter uma condição estável e equilibrada.

Foto: Divulgação

O organismo apresenta uma situação físico-química constante através de seus programas biológicos, que se mantêm em harmonia e equilíbrio mesmo diante de alterações impostas pelo meio ambiente (fatores externos) e condições internas (como sentimentos, emoções, pensamentos).

O seu organismo é inteligente, ele procura manter a melhor qualidade de vida pelo maior tempo possível, a todo instante! Para isso mobiliza suas funções vitais e os diversos sistemas (endócrino, digestivo, respiratório, circulatório…), sempre com o objetivo de manter a homeostase! Ou seja, todo organismo busca constantemente esse equilíbrio, essa estabilidade interior que o protege em relação às agressões e lhe permite estar em condição de saúde!

Este é um trabalho interno e silencioso que identifica o agressor – antígeno (qualquer estímulo físico, tóxico, traumático, químico, ambiental, emocional, mental, sentimental, que possa alterar o equilíbrio orgânico) e combate com anticorpos produzidos a partir dessa identificação.

Por esse trabalho incrível que seu organismo faz a todo instante, você tem a capacidade de se autorregular e se curar! Vamos pensar: quando você corta um dedo, você não precisa fazer nada, que a ferida se fecha e se cura sozinha, não é? E assim é para todas as situações!

Porém… por algumas vezes, passamos por um trauma muito forte ou o organismo não pode ou não consegue reconhecer um agressor. Nesse momento, sua capacidade de autorregulação fica prejudicada, pois ele não consegue sozinho combater o agressor, e começam a aparecer sintomas, doenças em algum nível corporal, que se manifestam no corpo físico ou psicológico/mental.

Em cada indivíduo o corpo se manifesta de uma forma, o sintoma é uma maneira de nos informar que tem alguma coisa que não está bem, que não está em equilíbrio!

Para ajudar o organismo a se reestabelecer existe uma série de terapias. Dentro delas está a Microfisioterapia, que consegue identificar no corpo a causa primária de um sintoma/patologia, ou seja, o motivo pelo qual seu organismo não conseguiu combater algum agressor, e assim estimular em nível celular o seu corpo a reconhecer aquele agressor e combatê-lo, possibilitando assim a autocura! Não é fantástico?

 

Texto: Dra. Flávia Borges Magalhães 
Microfisioterapia e saúde integral 
(034) 999234834

Notícias relacionadas