Cultura Expresso Foco

UFU exibe estreia da Mostra de Cinema Xavante

O Museu do Índio da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi contemplado em uma chamada da Coordenação Regional Xavante da Fundação Nacional do Índio (Funai)

Filmagens foram realizadas em aldeias localizadas em Nova Xavantina-MT. (Foto: Divulgação)

O Museu do Índio da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi contemplado em uma chamada da Coordenação Regional Xavante da Fundação Nacional do Índio (Funai) para seleção de instituições interessadas em receber material audiovisual e, com isso, realizar atividades educativas. Com isso, o museu recebeu, gratuitamente, uma caixa com seis DVDs do projeto “Cinema nas Aldeias Xavante: ver, ouvir e debater”.

Metade destes filmes será exibida no Campus Santa Mônica nesta terça-feira (05/12). São eles: “Índio Cidadão?”; “Homem Branco em Marãiwatsede” e “A Terra não Termina”. As sessões serão no Auditório E do Bloco 5O, com início às 9h, 14h e 19h30. Os três filmes restantes serão exibidos na UFU no próximo ano.

Projeto

Os principais objetivos do “Cinema nas Aldeias Xavante: ver, ouvir e debater” são difundir a produção audiovisual indígena, em particular do povo xavante, promovendo espaços de reflexão sobre a realidade indígena brasileira, diminuindo preconceitos e desinformação sobre os povos originários. Os seis DVDs do projeto foram produzidos pela Coordenação Técnica Local em Nova Xavantina-MT, com apoio do Museu do Índio da Funai.

 

Texto: Comunicação UFU

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta