Destaque Estilo de Vida Expresso

Mise en place para o Natal

E os preparativos para o Natal com certeza já começaram por toda parte.

Foto: Bruna Barcelos

Por isso, quero ajudar você a montar uma mesa elegante para esse dia. De maneira descomplicada você vai fazer do seu Natal um momento único. Vou explicar como fazer.

Vamos ao passo a passo:

  • Separe os materiais: não importa como são as peças e os utensílios, o importante é usar a criatividade. Então separe copos ou taças, pratos e talheres. Uma regra básica que eu criei para ensinar nos meus cursos é: tudo que é feminino vai do lado direito, tudo que é masculino vai do lado esquerdo (isso em relação a talheres), então: faca e colher – direito, garfo – esquerdo.
  • Mesa simples: coloque o prato na direção da cadeira. Caso você tenha um souplat (apoio do prato), pode colocar para decorar antes do prato, depois coloque o prato grande de refeição principal, coloque em cima dele o guardanapo (pode ser de papel ou de pano, mas o interessante é que tenha detalhes que remetam ao tema: Natal). Do lado direito, de fora da mesa pra dentro, coloque a colher e depois a faca. Do lado esquerdo, coloque o garfo grande. Acima do prato ficam os talheres de sobremesa, que são necessários somente se você for servi-la. Na diagonal do prato (do lado direito), coloque a taça de água, seguida da taça de vinho.
  • Mesa completa: você vai servir duas carnes, sendo uma branca e outra vermelha, e um caldo ou consomê de entrada. Prepare: souplat, prato de carne vermelha; acima, prato de carne branca; e, acima, prato fundo para o caldo ou uma tigela de consomê. Do lado direito (de fora pra dentro), coloque a colher, seguida da faca de carne branca/peixe e depois a faca de carne vermelha, próxima ao prato. Do lado esquerdo, o garfo de peixe ou carne branca, seguido do garfo de carne vermelha. Na lateral garfo, coloque o prato de pão com a faca de sobremesa em cima do prato, do lado direito, com a serra voltada para dentro do prato. As taças, coloque na diagonal do prato (do lado direito), iniciando pela taça de água, seguida da de vinho tinto e depois a taça de vinho branco. Acima das taças de água e vinho tinto, coloque a taça de champagne e, do lado dela, a taça de licor.

Espero que tenha ajudado.

Abraços e Feliz Natall!!!

 

Texto: Bruna Barcelos
Executiva de captação de eventos do Uberlândia Convention & Visitors Bureau e Consultora de etiqueta pessoal e profissional. contato@brunabarcelos.com.br

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta