Cidade Expresso Foco

Até o final do período chuvoso, Programa Buriti terá feito o plantio de 65 mil mudas em áreas de preservação

Neste ano, 15 km de estradas foram recuperadas, 50 barraginhas construídas e mais de 500 hectares de áreas de proteção cercados

Foto: Comunicação Dmae

O Programa Buriti do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), iniciou, na semana passada, o plantio de 17 mil mudas de espécies nativas do Cerrado em uma área na bacia do ribeirão Bom Jardim. Até o final do período chuvoso, outras 12 áreas receberão o plantio, totalizando mais de 65 mil mudas.

Desde o início deste ano, o Buriti já realizou a recuperação de 15 km de estradas, construiu cerca de 50 barraginhas e cercou mais de 500 hectares de áreas de proteção, dentre outras ações. O investimento total foi de cerca de R$ 1,2 milhão – valor previsto em orçamento, destinado exclusivamente para a proteção do meio ambiente. “Estamos conseguindo executar o orçamento previsto para este ano. Mas o mais importante é que estamos realizando a proteção do meio ambiente para que a população de Uberlândia continue contando com o abastecimento de água com qualidade”, disse Celismar da Costa Melo Melo, supervisor de projetos de recuperação de nascentes do Dmae.

O balanço de 2017 contabiliza, também, a inclusão de 20 novos proprietários rurais no programa, que já formalizaram ou manifestaram interesse em assinar o termo de cooperação com o Dmae. Outros 12 produtores rurais, com fazendas localizadas na bacia do rio Araguari, também manifestaram interesse em integrar o programa.

Quem assina o termo de cooperação recebe de graça a assistência técnica, cercamento de áreas, readequação de estradas, plantio de mudas entre outros benefícios. Até este ano, o programa atendia produtores das bacias do rio Uberabinha e Ribeirão Bom Jardim e, a partir de 2018, será contemplada também a bacia do rio Araguari.

Plantio

O plantio das 17 mil mudas iniciadas na semana passada está sendo feito na fazenda Bonanza, a 35 km de Uberlândia, sentido Uberaba. Nesta propriedade, foi realizado também 12 km de cerca. A recomposição vegetal da área será feita em três fases, sendo a primeira iniciada agora e as demais em anos posteriores. Até 2019, será feito o plantio de 30 mil mudas nesta propriedade.

Eventos

Neste ano, as ações do Programa Buriti foram divulgadas em universidades, feiras e eventos. O Buriti participou da Femec e do Camaru com estandes reproduzindo uma área de preservação. Esteve presente ainda nas atividades da Semana do Meio Ambiente e no Dia do Rio com plantio de mudas nas margens do córrego do óleo e rio Uberabinha.

Participação

Para saber mais detalhes sobre o Programa Buriti ou se cadastrar como produtor, basta entrar em contato pelo email programaburitidmae@gmail.com ou pelo telefone 3233-2564.

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas