Destaque Expresso Games

Resumo da The Game Awards 2017

O “Oscar” dos games ocorreu semana passada em um majestoso teatro de Los Angeles, com uma visualização recorde!

Foto: Divulgação

Como tinha dito em outra coluna, a TGA 2017 foi apresentada na madrugada de quinta para sexta feira do dia 8 desse mês. Aliás, gostaria de me retificar pela divulgação errônea do horário da apresentação do evento, já que no próprio site oficial estava marcado para às 9hs do horário brasileiro de verão. Na verdade, era às 17hs do horário do lado do Pacífico nos Estados Unidos (Los Angeles – Califórnia), 23hs aqui no Brasil.

Apesar dessa confusão com o fuso, ao que se refere a proposta inicial do evento, podemos confirmar que foi um sucesso. Mesmo não sendo transmitido por nenhum grande canal regular de TV, a TGA foi visualizada por mais de 11,5 milhões de pessoas do mundo todo, através de canais de livestream pela internet, ou seja, cerca de 200% a mais do que no ano anterior (2016). A organização está de parabéns pelo novo recorde.

E, com todo aquele ar pomposo das grandes noites de premiações atuais, o TGA, além de divulgar seus “campeões”, serviu de vitrine para apresentação de novas estreias mundiais. Não só de novos jogos como o anuncio de uma nova expansão (DLC) para o Legend of Zelda: Breath of the Wild. E sim, nosso querido Link, “passou o rodo”, deixando para trás concorrentes de peso como Horizon Zero Dawn, Persona 5 e PUBG. O game da Nintendo ganhou como “Melhor Direção”, “Melhor Jogo de Ação/Aventura” e claro “GOTY” (Game Of The Year / Jogo do Ano).

Outros dois games que se destacaram na noite foram: Hellblade: Senua’s Sacrifice ganhando como “Melhor Design de Áudio”, “Melhor Performance de Atriz/Ator” e “Premio de Jogo de Impacto”; e o espetacular Cuphead com: “Melhor Jogo Independente”, “Melhor Jogo Independente de Estreia” e “Melhor Direção de Arte” (merecidíssimo!).

Outros games vencedores a se mencionar:

– Melhor Jogo de Ação – Wolfenstein II: The New Colossus

– Melhor RPG (Role-playing Game) – Persona 5

– Melhor Trilha Sonora – NieR: Automata

– Melhor Jogo de eSports – Overwatch

– Melhor Jogo de Estratégia – Mario + Rabbids: Kingdom Battle

– Melhor Jogo Esportivo ou de Corrida – Forza Motorsport 7

– Melhor Jogo Para a Família – Super Mario Odyssey

Destaco também a participação do mago/mestre/“boss” supremo da criação e desenvolvimento de jogos: Hideo Kojima e o ator Norman Reedus, conhecido pela sua participação na série Walking Dead, anunciando um novo trailer do esperado jogo Death Streading. Além de uma emocionante homenagem a Carol Shaw (criadora de River Raid, na década de 1980), uma das primeiras mulheres desenvolvedora de games da história.

Vou deixar aqui um trailer do Jogo do Ano (GOTY) de 2017, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, desenvolvido pela Nintendo para WiiU e o novíssimo Switch.

 

Texto: Lucas Luz

Notícias relacionadas