Cultura Destaque Expresso

Casa da Cultura abre as portas para encontro do grupo Despertar

Reunião acontece nesta quinta-feira (21), a partir das 15h

Foto: Divulgação PMU

Há aproximadamente quatro anos, a arte do encontro é o que move o grupo ‘Despertar’. Com o intuito de estimular o autoconhecimento e o relaxamento por meio da literatura, música e meditação, os participantes se reúnem periodicamente para manter viva essa tradição e desenvolver potencialidades. Nesta quinta-feira (21), a partir das 15h, será a vez da Casa da Cultura receber o grupo.

O Despertar se reúne desde meados da década de 90, quando os integrantes frequentavam os seminários do DOM (Desenvolvimento e Orientação Mental), com foco na expansão da mente e dos valores humanos, além de refletir de maneira mais justa e compreensível sobre a maneira de viver e a conduta de cada um na sociedade. O título ‘Despertar’ passou a ser incorporado a partir de 2013, quando os participantes decidiram promover encontros periódicos em diferentes locais do município para estimular essas técnicas.

 

De portas abertas

Figura presente desde o começo da iniciativa, Vera Simão destacou a oportunidade de mais uma vez concretizar o encontro em um espaço administrado pela Secretaria Municipal de Cultura. “Reunimos periodicamente a cada mês e poder desfrutar de um espaço como a Casa da Cultura é muito importante, porque oferece aquilo que buscamos. Com o tempo, desenvolvemos uma amizade muito forte e tudo isso contribui para o encontro”, afirma.

Ao todo, o grupo é composto por 12 integrantes, o que não impede que outras pessoas participem. Ainda segundo Vera, a reunião ultrapassa o aspecto social. “É importante promover o encontro para trocar ideias e crescer juntos, mas não estamos falando apenas da sociabilidade. É algo que vai além. Uma oportunidade para ler bons livros, meditar, relaxar, ouvir músicas e desenvolver o nosso interior para melhorarmos ainda mais. Estamos abertos a quem quiser participar”, completou.

Com entrada gratuita, o encontro acontece nesta quinta-feira, às 15h. A Casa da Cultura está localizada nas imediações da praça Clarimundo Carneiro, 89, bairro Fundinho.

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas