Cidadania Expresso Foco

Parque do Siquierolli garante lazer ecológico durante as férias

A cada dia, espaço recebe mais visitantes apaixonados por natureza

Fotos: Cleiton Borges – Secom PMU

Uma majestosa área verde de Cerrado nativo localizada na zona norte de Uberlândia está de portas abertas a toda a população da cidade durante o período de férias. O Parque Municipal Victorio Siquierolli é a opção certa aos apaixonados por natureza, por oferecer a possibilidade de contato com uma rica biodiversidade inteiramente preservada.

Entre os atrativos oferecidos, está uma grande pista para caminhada. O visitante, enquanto a utiliza, tem como plano de fundo uma exuberante paisagem. Para os que quiserem se sentir ainda mais ligados ao meio ambiente, podem caminhar pela Trilha Interpretativa do Óleo, que cruza o ambiente entre árvores, pássaros e outros seres que dão vida ao espaço.

Fotos: Cleiton Borges – Secom PMU

No emaranhado de cores expressadas por árvores e flores, estão famosos representantes do rico bioma regional, como sucupira branca, copaíba (árvore do óleo), araticum, pequi, pitanga do cerrado e mama cadela. Tudo isso tendo melodias ecoadas por tucanos, bem-te-vis, sabiás, sanhaços e tantos outros pássaros.

Outra grande atração que continuará disponível durante todo o período de férias é o Museu de Biodiversidade do Cerrado, um espaço montado em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A proposta é apresentar de uma forma atrativa as características que envolvem o bioma. É possível conhecer mais sobre a fauna, por exemplo, por meio de animais taxidermizados, como lontra, jaguatirica, tamanduá, jacaré e vários outros.

Há, ainda uma curiosa estrutura de pau a pique, além de um parque infantil à espera da criançada.

Lazer e pesquisa

A cada dia, o Siquierolli se torna um atrativo mais visitado na cidade. Em 2017, mais de 50 mil pessoas passaram pela área de preservação, um número recorde desde que foi aberta à visitação, em 2002.

Fotos: Cleiton Borges – Secom PMU

De acordo com o diretor de parques e biodiversidade do município, Tarcísio de Sousa Medeiros, esses dados mostram um reconhecimento da população sobre a contribuição do espaço para o lazer ecológico. “O parque é um local para contemplação e descanso, ideal para pessoas que querem fazer um passeio tranqüilo e se aproximar de toda a paz proporcionada pela natureza”, comentou.

Ainda conforme Tarcísio, o ecossistema desperta interesse a estudantes e pesquisadores, de diferentes áreas e níveis. “A parceria com escolas aumentou e temos tido grande procura. Além disso, vêm vários universitários e pesquisadores de toda a região. Até representantes de uma universidade do Texas (EUA) realizaram pesquisa aqui recentemente”, disse.

Fotos: Cleiton Borges – Secom PMU

Nos vemos lá!

Parque Municipal Victorio Siquierolli

Onde: Avenida Nossa Senhora do Carmo, 707, bairro Jardim América
Acessos: Avenida Anália Siquierolli e Avenida Antônio Thomaz Ferreira de Rezende
Horário de funcionamento: Aberto das 8h às 17h30
Aberto no domingo (24) e fechado na segunda-feira (25)

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas