Destaque Estilo de Vida Expresso

Porque tirar ou não os sapatos antes de entrar em casa

Esses dias atrás uma amiga postou em suas redes sociais que o hábito de tirar os sapatos antes de entrar em casa era higiênico, e ela recomendava aos seus seguidores que falassem sem pudor para os seus convidados a tirarem os sapatos ao entrar em casa. Porém eu acredito que isso vai além de um problema de higiene. Por isso resolvi escrever.

Foto: Bruna Barcelos

O problema maior de tirar ou não os sapatos dentro de casa não é somente uma questão de higiene, é principalmente uma questão cultural, ou seja, países como o Japão por exemplo, tiram os sapatos ao entrar em casa pois todos os seus mobiliários (inclusive mesa de jantar) estão no chão. Na Europa também existe esse hábito, ou seja, pra quem vive nesses países ok, sem problemas recomendar o não uso dos sapatos, porém no Brasil não temos essa cultura (a não ser pessoas que tenham influência com esses países).

Não estou aqui defendendo o uso dos sapatos em casa, muito pelo contrário, estou aqui passando uma reflexão de respeito a cultura de todos os países e não impor nada que você acredita ser o certo em cima da cultura do país que você vive. Isso sim é ser elegante.

Especialistas concordam que poucas pessoas adoecem porque alguém está usando sapatos na sala de estar: as chances de pegar uma doença por bactérias do sapato são as mesmas dentro ou fora de casa.                               

Volto a repetir não estou falando de usar ou não, que essa prática é correta ou não, estou expondo aqui que tudo é uma questão cultural, e se envolve cultura, devemos respeito maior a ela.

Agora, caso você queira implantar esse costume em sua residência você tem plenos direito, porém faça com muita gentileza. Coloque na entrada da sua casa uma prateleira, logo que seus convidados chegarem eles já vão perceber que precisam retirar o sapatos ao entrar no seu lar.

Tirando ou não os sapatos o ideal é ser gentil, principalmente quando você é o anfitrião do dia.

 

Texto: Bruna Barcelos
Executiva de captação de eventos do Uberlândia Convention & Visitors Bureau e Consultora de etiqueta pessoal e profissional. contato@brunabarcelos.com.br

Notícias relacionadas