E ainda bem que temos medo! Ele é um mecanismo de sobrevivência que temos, sem ele provavelmente morreríamos muito cedo.
É aquilo que desperta nossa capacidade de identificar um perigo iminente e nos preparar para lutar ou fugir.
Porém muitas vezes não reagimos bem ao medo e ele acaba por limitar nossas capacidades, sonhos, metas, presente e futuro.
O medo excessivo atrapalha nossa qualidade de vida, mas nós temos que aprender a conviver com ele, pois sempre, em algum momento, vamos sentir medo. Uma vez que um medo é superado, logo aparecerá outro. É natural.
O medo aparece de nosso passado, algumas vezes herdamos, outras vezes passamos por experiências desagradáveis, humilhantes, frustrantes e associamos um significado ruim ao evento que se passou, e não queremos passar por aquilo de novo certo?!
E quantas vezes nos pegamos com receio de encarar nossos medos? Nos conformamos com a situação e vamos deixando de lado, nos comparando com pessoas em situações ´piores´que as nossas, pensando ‘Até que minha vida está boa’…
Essa é realmente a vida que você quer? Eu tenho certeza que todos nós temos muito potencial, e não devemos deixar o medo nos limitar.
Se não tivéssemos medo, nossas vidas na atualidade não sairiam da zona de conforto e seriam completamente previsíveis! Por outro lado, medo demais pode trazer bloqueios e falta de ação..Veja algumas dicas de como encarar o medo com um novo olhar e usá-los como motivação para sair da “zona de conforto” e conquistar todas as infinitas possibilidades!
Ao invés de permitir que o medo te afaste de seus objetivos e sonhos, coloque o sucesso e alcance de suas metas em primeiro lugar e como objetivo mais importante! Assim nada mais irá te atrapalhar! É um modo de dar fim a procrastinação, desculpas e auto sabotagem! Faça o que for possível, da melhor forma possível é sempre com diligência para ter sucesso! E ponto! Não tem que ser perfeito, tem que apenas ser feito!
Você pode se perguntar quão valioso e importante é ter sucesso? O quanto isso significa pra você?
Você pode fazer uma retrospectiva de sua vida e visualizar quanto tempo precioso você “perdeu” por causa do medo de não dar certo, ou de tentar, ou de fracassar, ou de não ser bem sucedido! Muitas vezes a gente já se dá um “não” como resposta, sem ao menos nos movermos em direção aos nossos sonhos!
E você pode ter a certeza de que você vai falhar! E tendo essa certeza tenha outra certeza, que cada falha irá lhe ensinar uma lição importante a ser aprendida para dar o próximo passo!
Observe também quantas “desculpas” você se deu ao longo da vida como justificativa para adiar as decisões… reconheça e mude sua postura!
Elimine da sua vida a palavra “tentar”, faça ou não faça! Não tente, tentar sempre remete a ideia de fracasso e eterno esforço sem sucesso!
Para as coisas boas e para as coisas ruins
pergunte sempre: “Como pode melhorar isso?”
E por fim, vai com medo ou sem medo! Desista da ideia que você vai fracassar! Apenas faça! E esteja aberto para o sucesso!