Expresso Regional Uberaba

Famílias “dormem” na Feti para garantir senhas que permitem inscrições de adolescentes em cursos profissionalizantes

Servidores da Feti tentaram convencer as pessoas a irem para casa e retornar no dia seguinte

Foto: Divulgação

Cerca de 700 pessoas compareceram na sede da Fundação de Ensino Técnico Intensivo (Feti) de Uberaba para terem acesso às senhas que dão direito a inscrição nos cursos oferecidos pelo Departamento de Iniciação Profissional para adolescentes de 14 a 16 anos de idade.

Já na tarde de terça-feira (02), familiares e adolescentes começaram a chegar ao local e formaram uma fila, dispostos a passarem a noite na calçada. As 336 senhas só começariam a ser distribuídas, por ordem de chegada, às 8h de quarta-feira (03).

Sem sucesso, os servidores da Feti tentaram convencer as pessoas a irem para casa e retornar no dia seguinte.

Ao anoitecer, e começando a chover o presidente da Feti, professor Eduardo Callegari, retornou à sede da entidade e determinou que as portas fossem abertas e que todos os que estavam na fila se abrigassem no interior do prédio. Ao mesmo tempo acionou a Guarda Municipal para dar segurança às pessoas, em sua grande maioria mães e adolescentes.

Ainda na noite de terça-feira, ele divulgou comunicado sobre a situação nas redes sociais (segue íntegra da nota no final do texto).

AS SENHAS E OS CURSOS

Das pessoas que compareceram na Feti, mais de 360 foram colocadas na lista de espera, para o caso de acontecer desistência. Ao todo foram distribuídas 336 senhas para 112 vagas, para quatro turmas no período matutino e 224 vagas para oito turmas no período vespertino. Cada turma terá 28 alunos.

Os cursos são gratuitos e vão acontecer entre os dias 05/02/2018 a 13/07/2018, das 7h15 às 11h15, e das 13h às 17h. As aulas serão ministradas duas vezes por semana, e ao final do período, os adolescentes terão concluído quatro cursos: Tecnologia das Informações e Comunicações nas Empresas; Gestão de Pessoal; Gestão Empresarial e Liderança; e Empreendedorismo e Mercado de Trabalho.

De acordo com as senhas recebidas dia 03/01, as inscrições são feitas entre os dias 04/01 e 09/01. Importante lembrar que, por si só, os cursos são importantes para o currículo dos jovens, mas, além disso, para quem pretende se candidatar a vaga no Departamento do Bem-Estar do Menor (Probem), é preciso fazer todos eles. É através do Probem que os jovens são encaminhados para o trabalho de menor aprendiz.

A Feti fica localizada na rua Equador, 49, bairro Fabrício, e atende das 7h às 18h. O telefone é 3338-6689.

INSCRIÇÕES NOS POLOS

Inscrições nos cursos oferecidos pelo Departamento de Iniciação Profissional para adolescentes de 14 a 16 anos de idade ainda podem ser realizadas nos quatro polos parceiros da Fundação de Ensino Técnico Intensivo.

No Centro de Referência da Assistência Social – “Cras Luci Caixeta da Silva” – as inscrições acontecem dia 04/01/2018, a partir das 8h. Local fica na avenida José Valim de Melo, 2.635 – Chica Ferreira e o telefone é 3316-1012.

Já o Centro Municipal de Educação Avançada – “Cemea Abadia” – faz inscrições dias 04/01 e 05/01, das 7h às 18h. Cemea fica localizado na avenida Orlando Rodrigues da Cunha, 3.317, e o telefone é 3317-2246.

Também serão feitas inscrições dias 18/01 e 19/01 – a partir das 8h – na Casa do Menino, localizada na avenida Nenê Sabino, 160, bairro Olinda. Telefone: 3313-7863.

A Casa do Menor fará inscrições dias 1º/02 e 02/02, a partir das 8h. Entidade fica na avenida Nossa Senhora do Desterro, 545, Jardim Esplanada, e o telefone é 3315-0011.

Para a inscrição os adolescentes precisam estar acompanhados pelos responsáveis. Têm que estar cursando no mínimo o 8º ano (antiga 7ª série) do ensino fundamental, e ter 14 anos completos e no máximo 17 anos e 11 meses. Documentos necessários: xerox do RG ou certidão de nascimento; CPF; xerox de comprovante de residência atual; duas fotos 3×4; declaração escolar atual.

COMUNICADO

_Eduardo Callegari

Presidente da Fundação de Ensino Técnico Intensivo (Feti)

Servidores da Fundação de Ensino Técnico Intensivo (Feti) foram surpreendidos nesta terça-feira, 02/01/2018, com uma fila na porta da entidade, formada por familiares e/ou adolescentes que aguardavam a distribuição de senhas para a inscrição em cursos profissionalizantes.

Informo que:

1 – As senhas só começarão a ser distribuídas a partir das 8h de quarta-feira, dia 03/01/208, e a data e horário foram amplamente divulgados

2 – A distribuição das 336 senhas será feita por ordem de chegada, e a exemplo do que já aconteceu em outra oportunidade, mesmo quem não conseguir uma das senhas será atendido e terá o nome e endereço devidamente anotados para o caso de haver desistências

3 – Num primeiro contato com as pessoas que estavam na fila foi sugerido que retornassem para suas residências e voltassem na quarta-feira

4 – Mais tarde, já noite de chuva, percebendo que a sugestão não seria acatada, voltei à sede da Feti e orientei para que as pessoas se abrigassem no interior do prédio

5 – Preocupado com a segurança das pessoas – em sua maioria mães ou adolescentes – eu solicitei apoio logístico para o local

6 – Lamento a situação e fico sensibilizado em testemunhar a ansiedade e angústia das famílias em ver seus filhos encaminhados, e lembro que as senhas a serem distribuídas nesta quarta-feira, 03/01, são para os adolescentes de 14 a 16 anos de idade se inscreverem nos quatro cursos oferecidos pelo Departamento de Iniciação Profissional da Feti

7 – Os cursos por si só são muito importantes para o currículo dos jovens, mas não garantem o acesso a trabalho de menor aprendiz, uma vez que o processo ainda incluirá, após a conclusão dos cursos, uma formação especial no Departamento do Bem-Estar do Menor (Probem)

8 – As vagas para menor aprendiz dependem da oferta das empresas

9 – Estou, desde o início de minha gestão à frente da Feti, procurando parcerias públicas e privadas para que as vagas de trabalho para menor aprendiz se ampliem. Já conseguimos um avanço significativo, mas ainda temos uma demanda muito grande de jovens à espera de uma oportunidade

10 – Ao longo de 2017 foram 520 vagas e esperamos que 2018 seja ainda melhor

Que Deus nos abençoe.

 

Texto: Decom Uberaba

Notícias relacionadas