Expresso Foco Patos de Minas Regional

Visando à democratização do espaço público, locais de embarque e desembarque e carga e descarga começam a ser revistos

Haverá uma readequação das vagas e consequentemente uma melhor distribuição e aumento de vagas para motoristas e motociclistas

Foto: Ascom Patos de Minas

Com o objetivo de melhorar a utilização do espaço público, democratizando-o e tornando mais acessível a todos, começou a ser realizada a revisão dos locais de carga e descarga e de embarque e desembarque em Patos de Minas. Todas as mudanças foram discutidas com entidades de classe como CDL, Sindicato do Comércio Varejista, OAB, Fiemg e a Agência de Desenvolvimento de Patos de Minas (Adesp), que concordaram e acharam válida a medida.

Os profissionais da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (Settram) fizeram um levantamento da atual situação e constataram que esses tipos de pontos estão excessivamente distribuídos e de forma aleatória, sem obedecer das leis vigentes que determinam um espaçamento para a colocação deles. Desta forma, para melhorar o trânsito, o decreto nº 4.368 de 27 de outubro de 2017 foi editado e entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2018, regulamentando a Lei 7.361 que “dispõe sobre a utilização das vias públicas para embarque e desembarque e carga e descarga no Município de Patos de Minas”. Ao mesmo tempo, o edital para contratação de uma empresa que fará a implantação do Estacionamento Rotativo “Zona Azul” em Patos de Minas foi publicado. (Confira o decreto AQUI!)

Esta semana, a Settram começou a efetuar a retirada de algumas dessas vagas colocadas em excesso. De acordo com o Secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Roberto Carlos Campos, foi feito um estudo em que foram identificados os locais onde se fazia necessária a retirada das placas e, consequentemente, a readequação do espaço utilizado para este fim. “Em alguns quarteirões tinham até dois locais de embarque e desembarque e de carga e descarga. O que nós iremos fazer é redistribuir essas vagas a fim de deixar apenas uma por quadra, de acordo com o que está no decreto”, disse o Secretário.
Além da realocação e extinção de algumas vagas, a Setrtam pretende fazer a adequação das placas obedecendo a legislação.

Outro pontos que será observado é que durante o dia, das 7h às 19h, apenas veículos de até sete toneladas poderão usar das vagas disponibilizadas para Carga e Descarga. Após esse horário, eles poderão usufruir dos locais destinados à atividade. Ainda segundo o secretário, outras alterações serão feitas, mas serão amplamente divulgadas para que ninguém seja pego de surpresa. Ele recomenda que os usuários da região central redobrem a atenção.

 

Texto: Ascom PMU

Notícias relacionadas