Expresso Patos de Minas Regional

Secretaria de Agricultura e Emater firmam parceria para beneficiar produtores rurais

Dentre as ações prevista na parceria estará a emissão do Boletim Informativo de Produção que vai beneficiar os produtores rurais e protegê-los da ação de atravessadores

Foto: Reprodução Internet

Na manhã de terça-feira (09), representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Infraestrura Rural e Desenvolvimento Sustentável (Semaid) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater) reuniram-se na Ceasa Regional de Patos de Minas para traçar estratégias e metas para o ano de 2018.

Na oportunidade, o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária, Infraestrura Rural e Desenvolvimento Sustentável, João Paulo Rodrigues Ferreira, falou sobre a importância da parceria entre os órgãos e que o trabalho em sintonia será de grande benefício para o produtor rural. “Firmaremos, este ano, um convênio entre o Município e a Emater para continuarmos, juntos, no auxílio ao pequeno produtor rural para que possamos ter uma melhor comunicação em busca de mais eficiência”, ressaltou.

Foi elaborado no encontro um plano de trabalho para o decorrer de 2018, em que os técnicos da Emater irão às propriedades rurais estipular a produção durante o período, normalmente de 6 meses. Assim, se ter uma noção do quantitativo a ser produzido de cada produto. Será emitido para o produtor apto, o Boletim Informativo de Produção (BIP), que constará de todas as informações sobre a produção, quais produtos e a quantidade que poderá ser comercializada na Ceasa durante a temporada.

O técnico agropecuário e o agrônomo da Semaid acompanharão in loco as visitas nas propriedades para confirmarem junto à Emater se o BIP está de acordo com as informações repassadas, evitando, assim, qualquer tipo de falsificação de laudo e também dos atravessadores.

A medida é para garantir e controlar que os produtos que ingressam no Mercado Livre do Produtor (MLP) sejam oriundos das produções de cada produtor, nas quantidades e variedades corretas, de forma a propiciar uma condição igual, coerente e justa competição no processo de comercialização.

O Gerente Regional da Emater, Clodovaldo Antônio Mancini, enfatizou que está apoia a Prefeitura na adoção das medidas que irão ajudar o produtor rural e que a Emater possa contribuir e ajudar no que for preciso na Ceasa e também na Feira do Produtor Rural. “Podem contar conosco da Emater no que for preciso junto à Ceasa e a Feira do Produtor. Nossos técnicos são sérios e capacitados para realizarem os atendimentos aos produtores rurais da melhor forma possível”, enfatizou.

Também participaram da reunião o Diretor de Indústria, Comércio e Serviços, Fernando Porto; Técnico Agropecuário da Semaid, Vitor Diniz e técnicos da Emater de Patos de Minas e Lagoa Formosa.

 

Texto: Ascom Patos de Minas

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta