Cultura Expresso Foco

Artista revive o passado em exposição na Galeria de Arte do Mercado Municipal

Mostra “Quando olho para trás, vejo o futuro” segue aberta para visitação

Foto: Divulgação

O tijolo pó de mico é o elemento mínimo para se construir uma casa. Ainda assim, nele podem ser reveladas diferentes interpretações, que o tornam símbolo de arte, história e reflexão. Foi o que enxergou o artista visual Juny Kp, que desde dezembro assina a exposição de pinturas ‘Quando olho para trás, vejo o futuro’, aberta para visitação das 12h às 18h até o dia 25 de janeiro na Galeria de Arte do Mercado Municipal.

De acordo com o artista, a mostra corresponde a uma série de pinturas que propõe um olhar diferente sobre a cidade, com reflexões sobre temas da memória, utopia, reconstrução e gentrificação, termo utilizado para representar o processo de transformação dos centros urbanos, onde as camadas mais pobres são substituídas pelas mais ricas.

“Por meio de linguagens artísticas diversas, proponho incorporar o transcorrer do tempo e a efemeridade em seu próprio fazer e dialogar com o tema da memória e da história no campo das artes, a partir de um olhar para o passado, mirando para o futuro”, explica.

Foto: Cleiton Borges – Secom PMU

Tijolo pó de mico

 

A motivação inicial das pinturas origina de uma coleção de tijolos pós de mico, retirados de demolições. Cada objeto encontrado pelo artista carrega histórias de famílias, vidas, lamentos e sucessos. Para isso, ele utiliza cinco camadas de reações entre água e solvente, que representam o não pertencimento do brasileiro em seu próprio território, terra, solo, e o reflexo na pele do cangaceiro.

Foto: Cleiton Borges – Secom PMU

Ocupação de arte

 

A mostra segue aberta gratuitamente para visitação até o dia 25 deste mês. Para a diretora do Espaço Cultural do Mercado Municipal, Yone Araújo, a exposição enriquece ainda mais a programação cultural do município no início deste ano.

“É um trabalho que tem uma importância enorme principalmente para ocupar o local com a arte. É um espaço de receptividade dos vários pensamentos, olhares e gestos que o artista coloca, além de uma maneira peculiar de ver o mundo e a cidade, percebendo sua concepção, histórias e memórias. Com essa exposição, não é diferente, com uma reflexão muito boa para todos que a prestigiam ao longo do mês”, destacou.

 

Prestigie!

Exposição: “Quando olho para trás, vejo o futuro”
Artista: Juny Kp
Período: até 25/01, das 12 às 18h
Onde: Galeria de Arte do Mercado Municipal
Local: rua Olegário Maciel, 255, centro (subindo a rampa)
Entrada franca

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas