Destaque Expresso Moda

Para os dias muito quentes, invista no preto! (eu não estou louca ainda viu?)

Todo mês de janeiro é sempre igual: sol, calor e o verão em alta em todo país.

Foto: Arquivo Pessoal

O grande problema dessa estação, é que nem todas as pessoas moram ou conseguem estar na praia para se refrescar e com isso, se torna insuportável aguentar as altas temperaturas. Lembro-me bem do quanto era difícil escolher uma roupa que fosse fresca e eu, na tentativa de não sentir calor, montava looks usando apenas roupas de cores claras e materiais finos.

Mas, se eu disser que ao contrário disso, a melhor opção de roupa é a de cor preta, você acredita?
Pois é, esqueça a ideia de que usar branco ajudará a absorver o calor, porque na verdade, é o tecido preto que absorve.

Segundo Arturo Quirantes, professor da Universidade de Granada na Espanha, em entrevista ao site da BBC, se houver vento, o preto leva o calor por convecção – processo de transmissão de calor em que a energia térmica se propaga através do transporte de material – que é um mecanismo eficiente para manter nosso corpo fresco.

Para que tudo isso funcione, é preciso também que a roupa seja larga. E quanto mais escura a peça, mais calor ela absorverá e refletirá menos também e quanto mais clara, será o contrário.

Mas, se mesmo com as informações acima você assim como eu, ainda acredita que o preto não seja a melhor alternativa, listarei opções de roupas que – podem não ser as mais frescas – mas passam a ilusão de frescor aliado à tendência da temporada.

A primeira é a cor rosa millennial (rosa pastel). Essa cor, além estar em alta e deixar a produção bem feminina, garante também – aos olhos de quem vê – um visual leve e fresco.

Já a camisa estampada e de material fino deixará sua produção elegante e moderna ao mesmo tempo. Se preferir um look mais casual, pode optar pela camiseta, que veio para ficar no mundo fashion.

Foto: Divulgação

Vestidos longos com a cintura marcada são atemporais e muito usados no verão. Dependendo do material que você escolher, garante até um look para o trabalho. E por falar em trabalho, uma boa opção são os blazers mais soltos, eu sei que parece loucura minha sugerir isso nesse calor, mas para as mulheres que trabalham em escritório, ou seja, não sofrem tanto pelo clima quente, é uma sobreposição bonita e que muda a cara da visual de básico para elegante em segundos.

Foto: Divulgação

E para terminar, que tal investir em uma bolsa de palha? A peça está com tudo nessa estação e ganhou o formato redondo a tiracolo que permite usá-la em diversos ambientes e não somente em praias. A bolsa combina com todas as peças e cores citada acima, inclusive com o preto, se você acreditar na teoria do professor.

Foto: Divulgação

Por isso, a minha sugestão neste ano para você suportar o calor, é investir em roupas de material leve, fresco e cores claras.

 

Texto: Marlla Palhares
Jornalista especialista em moda

Notícias relacionadas