Cultura Expresso Foco

Exposição será aberta amanhã (20) no Parque Siquierolli

Mostra “Acessos à Natureza” tem cerca de 80 obras de diferentes artistas

Foto: Divulgação/ Beatriz Rauscher

A partir de amanhã (20), às 11h, as diferentes expressões que envolvem a fauna e a flora do cerrado mineiro ganharão retalhos, traços de pincéis e registros fotográficos no Parque Municipal Victório Siquierolli. O motivo é a abertura da exposição “Acessos à Natureza”.

Com aproximadamente 80 obras, a mostra conta com trabalhos das artistas visuais Andressa Boel, Beatriz Rauscher, Priscila Rampin e a búlgara Nikoleta Kerinska, além dos convidados Mariza Barbosa e Gastão Frota, que se uniram para fazer da diversidade da natureza local um objeto de estudo. Aprovada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), a exposição é realizada pelo grupo de pesquisa Poéticas da Imagem.

 

Mais visibilidade aos cenários locais

De acordo com a proponente do projeto, Priscila Rampin, as obras são resultados de excursões realizadas pelas artistas em importantes cenários da natureza local e que permanecem à disposição da população, como o Parque Siquierolli.

“É uma forma de valorizar nosso meio ambiente, proporcionando uma visibilidade ainda maior sobre parques e locais que estão abertos para as pessoas, com obras feitas a partir de experimentações nossas e visitas ao Parque Siquieroli, a Estação Ecológica do Panga e a Coleção de Palmeiras da Fazenda do Glória, administrada pela Universidade Federal de Uberlândia. Fizemos excursões com o intuito de perceber a natureza e trazer um olhar por meio de desenhos, fotografias, gravuras e colagens”, antecipou.

Foto: Divulgação/ Andressa Boel

Além da exposição, o evento deste sábado também contará com o lançamento de uma fanzine com reprodução dos desenhos, assim como fotofrafias e textos, com design da artista paulistana Marina Machesan.

 

Lazer ecológico

Localizado na zona norte de Uberlândia, o Parque Siquierolli é uma das grandes opções para quem procura por conforto, bem estar e um contato maior com a natureza, com a biodiversidade preservada entre árvores, pássaros e outros seres como plano de fundo. Além da exposição a ser aberta no próximo sábado, a pista para caminhada, o parque infantil e o Museu da Biodiversidade do Cerrado são alguns dos atrativos que tornam o espaço um dos principais destinos da população. Em 2017, mais de 50 mil pessoas passaram pela área de preservação, número recorde desde que o local foi aberto para visitação, em 2002.

 

Prestigie!

Exposição: “Acessos à Natureza”
Artistas: Andressa Boel, Beatriz Rauscher, Nikoleta Kerinska, Priscila Rampin e convidados (Mariza Barbosa e Gastão Frota)
Abertura: 20/01 às 11h
Visitação: até 30/01, das 9h às 17h30
Onde: Parque Municipal Victorio Siquierolli
Local: avenida Nossa Sra. Do Carmo, 707, Jardim América I
Acessos: Avenida Anália Siquierolli e Avenida Antônio Thomaz Ferreira de Rezende
Entrada franca
Apoio: PMIC

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas