Em 2017 a cidade de Uberlândia registrou saldo positivo nos negócios com o exterior.

A balança comercial registrou saldo positivo de US$ 275,81 milhões, o que representa 6,11% a mais que o ano anterior. Esse resultado significa um incremento nas exportações e a melhoria do ambiente local para geração de negócios, emprego e renda. Hoje a cidade está entre as 20 com maior saldo na balança em Minas Gerais e entre as 100 maiores do país.
Em novembro e 2016 a FIEMG Regional Vale do Paranaíba ( FIEMG RVP) implantou o seu escritório de Negócios Internacionais sob a coordenação do Centro Internacional de Negócios – CIN e da Gerência de Atração de Negócios e Investimentos – GANI. Desde então diversos projetos e iniciativas foram implantados visando o fomento à cultura exportadora e à facilitação de acesso a mercados internacionais. Diversos seminários, missões, eventos, treinamentos e consultorias foram oferecidos à indústria local, ratificando o papel da FIEMG de colaborar com o desenvolvimento e fortalecimento do setor industrial.
Ainda em 2017, o CODEN – Conselho de Desenvolvimento implantou uma câmara técnica específica para tratar da internacionalização do território e das empresas de Uberlândia. Diversas entidades e empresas se reúnem periodicamente para tratar de projetos e iniciativas que têm colocado cada vez mais a nossa cidade no radar de empresas e instituições internacionais e fomentado as relações empresariais com o exterior.
“Estamos felizes por saber que a FIEMG Regional Vale do Paranaíba tem contribuído para o desenvolvimento econômico de nossa cidade e região. O superavit indica que a nossa indústria tem crescido e se expandido”, comentou Everton Magalhães – presidente da FIEMG RVP.

Texto: FIEMG