Destaque Economia Expresso

Repensar a empresa

Os dois primeiros meses do ano são uma época boa para repensar a empresa, apesar de a dinâmica atual dos mercados não permitir mais fazer revisões apenas a cada semestre – estas são feitas agora todos os meses, e até antes, quando há oportunidades ou ameaças emergentes.

Hélio Mendes é professor e consultor de Planejamento Estratégico e Gestão. Foto: Divulgação

Nos dois primeiros meses, temos acesso aos principais índices econômicos e aos planos de governo, à movimentação dos concorrentes, ao resultado do varejo, que é o termômetro das cadeias produtivas.

A pergunta-padrão após uma boa avaliação de cenários é: qual o meu negócio? Para onde a minha empresa está indo? A minha estrutura está voltada para o passado ou para o futuro? Porque bons resultados do passado não garantem o futuro. O que identificou a pesquisa realizada sobre satisfação dos meus clientes, sobre os meus produtos e serviços e os dos concorrentes?

A sua empresa deve sempre adotar uma das quatro posições estratégicas, ou seja: se no ambiente externo predominam as oportunidades sobre as ameaças e internamente os pontos fortes sobre os fracos, a postura a ser adotada é de expansão. Se predominarem fora as ameaças, mas dentro os pontos fortes, é recomendável a de sobrevivência. Caso predominem externamente as oportunidades e no ambiente interno, os fracos, a postura é de crescimento. A pior das posições é quando fora predominam as ameaças e internamente os pontos fracos. A orientação é de fechar, mudar ou reinventar o negócio. O que não pode acontecer é não se ter uma postura estratégica.

Qual o maior obstáculo para se mudar de postura estratégica? É que na maioria das vezes exige-se mudança de cultura, em um mundo globalizado que demanda uma estrutura multicultural, estando em um país onde a relação com o mercado internacional é insignificante e a visão externa ainda é pouco percebida – pois os brasileiros viajam muito como turistas e pouco para fazer negócios.

 

Texto: Hélio Mendes
Professor e consultor de Planejamento Estratégico e Gestão
latino@institutolatino.com.br

Notícias relacionadas