Expresso Foco Saúde

Hospital Municipal é credenciado para receber novos recursos na realização de cirurgias oncológicas

Liberação ocorreu após pedido do prefeito Odelmo Leão ao ministro da Saúde, Ricardo Barros

Foto: Marco Crepaldi/SecomPmu

A partir desta segunda-feira (29), o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOCL) está credenciado para receber novos recursos específicos na realização de cirurgias oncológicas. A habilitação foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOM), por meio da portaria 189 do Ministério da Saúde, e ocorre após pedido do prefeito Odelmo Leão ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, ainda em 2017.

Na prática, o credenciamento garante que o Ministério da Saúde repasse ao município mais R$ 2,7 milhões ao ano para a realização dos procedimentos, aumentando a receita do hospital na realização destas cirurgias. Segundo a portaria, os recursos destinados às cirurgias oncológicas deverão ser transferidos em parcelas mensais, de forma regular, pelo Fundo Nacional de Saúde ao Fundo Municipal de Saúde.

“É uma notícia muito importante para a população de Uberlândia. Apesar de o Governo de Minas não estar honrando com os repasses para nossa cidade, estamos trabalhando e buscando alternativas para oferecer o melhor serviço em saúde possível. Portanto, o credenciamento do hospital é reflexo de que estamos no caminho certo”, disse Odelmo Leão.

 

O Hospital Municipal

Certificado em nível 2 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o Hospital Municipal atende aos critérios de segurança exigidos e apresenta gestão integrada, bem como qualidade nos serviços prestados. O complexo tem atualmente 236 leitos, sendo 40 UTIs adulto e 10 UTIs neonatal.

São várias especialidades médicas oferecidas no complexo hospitalar: as chamadas clínicas (cardiologia, hematologia, infectologia, neurologia, nefrologia e nutrologia), cirúrgicas (geral, aparelho digestivo, torácica, vascular, urologia, ginecologia/obstetrícia, ortopedia e traumatologia), pediatria/neonatologia e oftalmologia. O hospital conta ainda uma média de quatro funcionários por leito, o que garante maior atenção com a população de Uberlândia.

Para o secretário de Saúde, Gladstone Rodrigues, o credenciamento do HMMDOCL possibilitará que a cidade tenha mais uma unidade de referência, aumentando o atendimento à população. “A realização das cirurgias oncológicas e um serviço essencial à comunidade. A habilitação é um passo importante para ampliarmos o trabalho desenvolvido no hospital e maternidade. Sabemos que o município carece de mais uma estrutura para atendimento em cirurgia de câncer e é nosso papel dar assistência completa ao povo de Uberlândia”, finalizou.

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas